sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PAPISA JOANA, DONNA WOOLFOLK CROSS

PAPISA JOANA

No ano de 814, Idade Média, que ficou conhecida como a Idade das Trevas, as mulheres eram impedidas de estudar, podiam ser estupradas e até mortas pelos maridos. O conhecimento estava sufocado, os países hoje conhecidos na Europa não existiam, nem os idiomas modernos. Cada região tinha o seu dialeto e a lingua culta era o latim, herdada do Império Romano, que já havia sido derrubado pelas invasões bárbaras. Foi neste período que uma mulher passou a maior parte de sua vida vestida de homem, estudou medicina, foi médica do papa e tornou-se ela mesma papisa – durante dois anos. Neste livro, Dona Woolfolk Cross pesquisou, descobriu os arquivos e achou a história transformando-a num romance, em que aventura, sexo e poder cruzam-se com maldições, guerras e heresias.

O livro Papisa Joana foi transformado em filme, pela produtora Constantin Films, a mesma de O Nome da Rosa, com gravações na Alemanha, na Bulgária e em Marrocos.
 
Sinopse:
Das profundezas ocultas do Vaticano, chega uma história de intriga e paixão proibida, mantida em segredo pela Igreja Católica, durante milhares de anos. Num tempo em que a obediência total era exigida, João Anglicus (Johanna Wokalek) manteve-se como uma luz ao fundo do túnel numa era de trevas. No ano 853 D.C., após ter-se tornado um estudioso, curandeiro e professor de renome, ele ascendeu à posição mais elevada da terra: Papa da Igreja Católica. Acompanhem sua história neste épico, desde a convivência miserável com um pai tirano, que a impedia de ler e escrever, sua luta em busca de aprendizado, sua paixão proibida, sua dedicação aos necessitados, até seu destino final: Roma, sede da Igreja e de tramóias para ocupar o trono de São Pedro. Uma mulher sábia num mundo de homens e para homens que terá que recorrer a métodos extremos para salvar tudo em que acredita, e com isso dará origem à lenda. A Papisa Joana teria sido a única mulher a governar a Igreja durante dois ou três anos, segundo uma lenda que circulou na Europa por vários séculos. É considerada pela maioria dos historiadores modernos e estudiosos religiosos como fictícia, possivelmente originada numa sátira anti-papal.
Elenco:
Johanna Wokalek … Johanna von Ingelheim
David Wenham … Gerold
John Goodman … Pope Sergius
Iain Glen … Village Priest
Edward Petherbridge … Aesculapius
Anatole Taubman … Anastasius
Lotte Flack … Johanna von Ingelheim – Age 10-14
Tigerlily Hutchinson … Pope Joan – age 6-9
Jördis Triebel … Joan’s mother
Oliver Cotton … Arsenius
Nicholas Woodeson … Arighis
Suzanne Bertish … Bishop Arnaldo
Richard van Weyden … Eusthasius
Branko Tomovic … Paschal
Lenn Kudrjawizki … Jordanes

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *