quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

10 Livros que viraram filmes e disputam o Oscar 2013


A literatura tem sempre papel de destaque no cinema com adaptações, as vezes questionáveis, noutras aclamadas, como neste ano em que livros adaptados são os mais fortes concorrentes a ganhar a estatueta. Nesta lista uma seleção com 10 livros que viraram filmes e podem ganhar o Oscar 2013:
1 - As Aventuras de Pi, de Yann Martel: Um livro até então considerado "infilmável" relatando a épica jornada de um jovem rapaz preso em um bote com um tigre após o naufrágio, recebeu 11 indicações ao Oscar. O livro no Brasil é acompanhado de alguma polêmica, mesmo tendo o autor deixado explícito ter inspirado-se em um trabalho de Moacir Scliar. |+ sobre o livro
2 - Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln, de Doris Kearns Goodwin: O grande favorito a levar as principais estatuetas do Oscar, das 12 indicações, é a biografia de um lenda política americana. Não tenho informações sobre a possível publicação do livro no Brasil, mas quem quiser ler a edição americana é possível comprar na Livraria Saraiva.
3 - Os Miseráveis, de Victor Hugo: O clássico dentre suas dezenas de adaptações, pode inclusive surpreender na disputa de melhor filme do ano. Retratando a França do século XIX a obra versa sobre o mais clássico dos sentimentos num enredo com drama e uma grande história de amor.
4 - Juicy And Delicious, de Lucy Alibar: Livro que deu origem filme Indomável Sonhadora, tem uma trama que gira em torno de uma forte história de amor e devoção entre pai e filha e a influência em suas vidas das dificuldades que atravessam. No Oscar esta chamando a pela atriz Quvenzhané Wallis, de apenas 9 anos, que nos testes de filmagens teve de mentir a idade, dizendo ter os 6 anos, ao invés de seus verdadeiros 5 anos.
5 - Argo, de Antônio Mendez e Matt Baglio: O livro que retrata o incidente em 4 de novembro de 1979, os funcionários da embaixada dos Estados Unidos em Teerã são surpreendidos pela invasão de um grupo de militantes, que faz 53 reféns, viu sua adaptação ser uma das mais premiadas no Globo de Ouro, e também disputa o Oscar, lutando inclusive pelo melhor filme do ano.
6 - O Lado Bom da Vida, de Matthew Quick: Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, o professor Pat ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. A adaptação disputa as principais categorias do Oscar, como melhor roteiro adaptado e melhor filme. No Brasil o livro publicado pela Íntriseca está em pré-venda na Saraiva por R$ 19,90 e deve ser um dos bestsellers do início de ano. 
7 - The Pirates, de Gideon Defoe: A série de livros infantis inspirou  o filme que concorre a melhor animação no Oscar 2013, tendo inclusive o autor como roteirista da adaptação. 
8 - Anna Karenina, de Liev Tolstói: Outra adaptação de clássicos da literatura, dentre as categorias que disputa está a de melhor fotografia.
9 - O Hobbit, de J. R. R. Tolkien: Um Jornada Inesperada, primeiro filme da trilogia baseada na obra base de Tolkien obteve apenas indicações técnicas, entre elas o de melhores efeitos visuais.
10 - Branca de Neve, Irmãos Grimm: O conto dos irmãos Grimm continua a receber releituras no cinema, e no Oscar 2013 dois filmes diferentes inspirados no conto, Espelho, Espelho Meu, e Branca de Neve e o Caçador disputam estatuetas em categorias técnicas; 
 
fonte: http://listasliterarias.blogspot.com.br/2013/01/10-livros-que-viraram-filmes-e-disputam.html

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Dica de livro: A Doçura da Chuva



Kara Whittenbrook tinha uma vida privilegiada. Filha de dois ambientalistas famosos, cresceu entre a selva amazônica e os melhores colégios da elite americana. Com a morte dos pais num acidente de aviação, torna-se herdeira, não só de uma enorme fortuna, mas também de um segredo que abalará por completo o seu mundo — o fato de ter sido adotada.
Decidida a encontrar os seus pais biológicos, Kara parte para a Florida, onde conhecerá Ben Thocco, um rancheiro que vive rodeado de gente singular.
Em pouco tempo, ela fará parte de um universo diferente, que lhe abrirá as portas de um amor inesperado e de amizades genuínas, e a ajudará a tomar as mais difíceis decisões...
Em A Doçura da Chuva, Deborah Smith dá-nos a conhecer uma galeria de personagens cativantes, que nos envolvem e nos levam a reconhecer nos pequenos gestos do quotidiano as fontes da alegria e da felicidade.

«A vida da minha mãe foi d-definida pelo seu amor pela natureza... muitos tipos de natureza, não só a magnificência óbvia desta Terra verde, mas também a natureza humana, a natureza intelectual e a natureza do amor entre um homem e uma mulher. Ela adorava o meu pai, ele adorava-a a ela, e estou feliz por poder dizer que ambos me adoravam a mim, a sua única filha. Sinto-me abençoada por isso.»
A dor tem um som. É um grito de raiva e a canção de uma promessa. É o chamamento vibrante da paixão. É capaz de nos transformar, mesmo quando gagueja.
Eu queria ser transformada.
Tinha sido um Verão fantástico e o Outono foi um Outono fantástico. Eu estava sempre a tentar colocá-lo em palavras, mas isto foi o melhor que consegui: as pessoas querem fazer parte de algo maior, algo mais profundo do que elas próprias. Algo pelo qual valha a pena viver, valha a pena morrer. Algo tão maravilhoso que estão dispostas a correr o risco de ser alvo de chacota, o risco de serem chamadas loucas, o risco de nadarem sozinhas nas águas mais escuras, determinadas a mergulhar nas profundezas para encontrarem algo especial, algo que possa durar para sempre. Algo que correrão o risco de amar, mesmo depois de esse amor as magoar.
Agora, eu acredito nesse algo.
Acredito em amar Karen.

É um livro que emociona pela história dos personagens porquq apesar de alguns serem deficientes mentais, possuem dificuldade de falar, etc.  são completamente  puros, meigos, amorosos e verdadeiros, e Ben, apesar das dificuldades financeiras, tem um coração maravilhoso de os auxiliar e não os abandonar. Por outro lado, Kara, apesar de ter sido criada com muita riqueza, simpatiza com as ideologias dos pais em defesa dos animais e do meio ambiente e busca sua verdadeira identidade, encontrando-a com a doçura da presença destas pessoas.

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *