segunda-feira, 6 de outubro de 2014

10 ferramentas que ajudam os professores no ensino online


Olá professores!
Vocês usam recursos online em sala de aula? Atualmente é meio difícil fugir desse tema. No entanto, ainda existem educadores reticentes com a tecnologia. Mas saibam que uma das maiores vantagens do ensino online é que a cada dia surgem novas ferramentas que não só ajudam, mas facilitam professores e alunos a se aprimorar em vários quesitos como comunicação, colaboração e produtividade.
Então, professor, se você está pensando em conhecer o mundo do ensino digital ou ampliar seus conhecimentos, confira a lista de dicas úteis online que o site Universia Brasil separou.
Essa plataforma tem recursos para videoaulas, permite conferências, compartilhamento de telas e breakout rooms, que são conversas paralelas às de um grupo maior, algo muito útil para uma ferramenta que permite até 50 participantes em uma conferência.
Essa ferramenta também é boa para turmas maiores. O Oovoo permite conferências com até 12 pessoas em uma chamada, além de gravar as ligações e o compartilhamento no YouTube, para que o conteúdo esteja disponível para ainda mais pessoas.
O Remind é um aplicativo muito útil para avisos de última hora. Ao enviar uma mensagem, todos os seus contatos irão recebê-la simultaneamente, sem esforço, e com mais privacidade que nas redes sociais.
Esse é um dos aplicativos mais usados para quem quer fazer anotações, portanto, é ajuda muito nas aulas. Com ele é possível criar notas que incluam textos, gravações e fotos, potencializando a assimilação do conteúdo.
Esse site permite uma infinidade de recursos que ajudam no planejamento de aulas. Ele permite que várias pessoas colaborem em um projeto de uma só vez e à distância, ajudando professores a desenvolver novos conteúdos, além de permitir o compartilhamento de arquivos e até a criação de listas de tarefas.
Outro site para quem quer gerenciar melhor suas tarefas. Nele, é possível associar e coordenar atividades pessoais e em grupo, com acesso ao Dropbox e ao Google Drive.
Essa ferramenta é indicada para quem quer criar diagramas e fluxogramas inovadores e interativos.
Esse site otimiza o tempo para calcular as médias dos alunos, disponibilizando todos os dados, trabalhos e provas em apenas um lugar. Faz parte do Canvas Learning Management.
Uma alternativa ao PowerPoint, o Prezi cria apresentações animadas e interativas, com o auxílio de links e outras ferramentas multimídia. Seu diferencial é que pode ser acessado online.
Esse site é voltado para o monitoramento de avaliações à distância. Entre os seus serviços estão a disponibilização de áudio, vídeo e monitoramento da tela do computador do estudante enquanto ele faz a prova. Os dados são coletados e o site também oferece um relatório detalhando qualquer problema ou atitude fora das normas.
Gostou das dicas? Agora ficou mais fácil tornar o ambiente em sala de aula muito mais interativo e participativo… online!
Até logo!
http://canaldoensino.com.br/blog/10-ferramentas-que-ajudam-os-professores-no-ensino-online

domingo, 5 de outubro de 2014

12 aplicativos grátis para aprender um novo idioma

Olá pessoal!
Do inglês ao japonês, diversos aplicativos ajudam a colocar em dia os estudos e a prática de um novo idioma, seja com exercícios para ampliar o vocabulário, treinando situações de rotina ou colocando o usuário para jogar. Segue lista de 12 aplicativos para você que busca reforçar ou iniciar o aprendizado em alguma língua.
1 – LinguaLeoM
Com o mote “aprenda inglês jogando”, o app gratuito da empresa russa de ensino online de inglês permite que o usuário escolha o nível de dificuldade do curso e treine o idioma jogando. A versão do aplicativo para brasileiros tem um dicionário com áudio para cada palavra, recursos multimídia (músicas, vídeos, artigos e piadas em inglês), treinos para memorização e exercícios para aprender novas palavras em inglês. Disponível na App Store (iOS, iPhone), no Google Play (Android) e no Windows Phone.
2 – Babbel
Disponível em dez idiomas, os aplicativos gratuitos para iOS da Babbel permitem a consulta de vocabulário básico e avançado utilizado em situações cotidianas. São mais de 3.000 palavras com imagens e áudio. Também é possível treinar e avaliar a pronúncia em inglês com reconhecimento de voz. Disponível no Google Play (Android), no Windows Phone e na App Store (iOS, iPhone).
3 – Duolingo
Um dos aplicativos gratuitos de maior sucesso do mundo, o Duolingo permite que o usuário faça exercícios em até seis idiomas (português, espanhol, francês, alemão, italiano e inglês). Você pode fazer lições diárias com perguntas rápidas, testes com imagens e áudio. A cada acerto você pula de nível e ganha pontos. Quando você chega num determinado nível, pode traduzir textos para a comunidade Duolingo e compartilhar o que aprendeu. Disponível no Google Play (Android) e na App Store (iOS, iPhone).
4 – Rosetta Stone
A Rosetta Stone é uma empresa de ensino de línguas que disponibiliza aplicativos para iOS e Android, com cursos básicos de alemão, tcheco, chinês, coreano, espanhol, francês, holandês, inglês, italiano, japonês, polonês, russo, sueco e turco. Os exercícios focam na pronúncia correta e usam reconhecimento de voz para avaliar como o usuário está repetindo a palavra. Eles também criaram um aplicativo exclusivo para brasileiros que viajam para o exterior, o Rosetta Stone Viagem Inglês, que traz livro de frases básicas para situações típicas de viagem e ajudar a evitar deslizes no vocabulário. Disponível no Google Play (Android) e na App Store (IOS, iPhone).
 5 - Voxy
É um aplicativo popular para quem deseja aprender inglês, com mais de 2,5 milhões de usuários no mundo. Ele oferece aulas personalizadas de acordo com seu nível de inglês e objetivos, seja para uma viagem, um trabalho ou para testes como o TOEFL. Atualizado diariamente, o aplicativo traz notícias, músicas e conversações para o usuário ler e ouvir a pronúncia das palavras. A última versão permite ainda utilizar a playlist das músicas do iTunes do usuário para treinar o vocabulário. Disponível no Google Play (Android) e na App Store (IOS, iPhone).
6 – How to Say
Esse aplicativo gratuito é o que podemos chamar de “dicionário falante”. Ele ajuda o usuário a treinar a escuta e a pronúncia correta de uma palavra em até oito idiomas. Basta digitar a palavra e escutar a pronunciação na língua nativa. Disponível no Google Play (Android).
7 – Speak English
Aplicativo voltado para iniciantes na língua inglesa. Ajuda o aluno a entender e pronunciar corretamente as palavras. É fácil de usar: basta você escutar o áudio de uma frase em inglês, repetir em voz alta e comparar os resultados. Disponível no Google Play (Android) e na App Store (IOS, iPhone).
8 – Na Ponta da Língua
Criado pela Reader’s Digest brasileira, o aplicativo é gratuito e funciona como um tradutor. Pode ser muito útil durante viagens internacionais, na hora de ir às compras, restaurantes, em caso de emergências e na hospedagem. Traz exemplos de frases e conversas escritas em seis idiomas, com tradução para o português. Disponível apenas na App Store (iPhone).
9 – Mindsnacks
Os apps da Mindsnacks são gratuitos e dedicados a quem quer aprender idiomas como espanhol, francês, italiano, chinês, alemão ou japonês jogando. Os games são feitos para melhorar o vocabulário, as conjugações verbais e as habilidades em conversação. O aplicativo reúne jogos de memória, puzzles, biblioteca de imagens e arquivos em áudio. Bom para quem já fala inglês e quer aprender outros idiomas. Disponível na App Store (iPhone).
10 – EF My Words Aplicativo gratuito da escola EnglishTown para quem quer aprender inglês. O app tem exercícios de vocabulário que demandam apenas cinco minutos por dia. A metodologia fornece exercícios rápidos em cinco passos: apresentação, compreensão oral, revisão, visualização e pronúncia. Possui reconhecimento de voz e monitoramento de resultados, e pode ser baixado em português. Disponível no Google Play (Android) e na App Store (iOS, iPhone).
11 – Acella Study
A empresa de línguas tem aplicativos para 18 idiomas, incluindo mandarim (chinês), grego, hebraico e holandês. Os aplicativos trazem estudo gramatical, dicionário com mais de 2.000 palavras e testes em áudio. Disponível na App Store (iOS, iPhone).
12 – Human Japanese
Se você tem algum conhecimento do idioma japonês, o aplicativo é uma boa pedida para reforçar o vocabulário e aprender novas palavras. Mas ele não para por aí. O ponto alto do app é que ele apresenta ao usuário questões linguísticas e culturais do idioma, ou seja, toda a sua mecânica e lógica. Há muitas associações com a língua inglesa, o que facilita a compreensão. Depois que você ampliar seu conhecimento pode passar para os outros apps da família Human Japanese, para usuários de nível intermediário e avançado. Disponível no Google Play (Android), no Windows Phone e na App Store (iOS, iPhone).
E você, conhece mais algum aplicativo gratuito para aprender uma nova língua? Escreva nos comentários.
Até logo!
http://canaldoensino.com.br/blog/12-aplicativos-gratis-para-aprender-um-novo-idioma

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Site disponibiliza filmes infantis de graça

Olá pessoal!
Um acervo online com as melhores produções exibidas na Mostra Internacional de Cinema Infantil de Florianópolis está disponível para a organização de exibições em escolas, centros culturais e cineclubes. Formar plateia infantil qualificada também é meta do projeto.
Filmes que Voam é um site dedicado à distribuição online para diversas plataformas, computadores, celulares, tablets de conteúdos audiovisuais brasileiros distribuídos pelos seguintes canais: curta, longa, documentários, institucional e canal mostra infantil. Este último, apoiado pela Fundação Telefônica Vivo, é uma seleção das melhores produções apresentadas durante a Mostra Internacional de Cinema Infantil de Florianópolis, um dos principais festivais de cinema infantil da América Latina. Produções que revelam o olhar de realizadores brasileiros para conquistar um atento e disputado público: as crianças.
Aproveite!

http://canaldoensino.com.br/blog/site-disponibiliza-filmes-infantis-de-graca

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Game gratuito ajuda jovens a economizar dinheiro

Olá pessoal!
Fazer contas, controlar os gastos, finanças… para a maioria das pessoas um monte de coisa chata. Mas saber educação financeira é importante para todas as idades, e já deve começar na infância. Que tal um game gratuito para facilitar as coisas?
Uma das dificuldades nesse quesito é que muitas pessoas associam a educação financeira a complexas operações matemáticas, mas não é bem assim. A administração de rendimentos pode se tornar um hábito simples e objetivo.
Pensando nisso, a empresa catarinense Oficina da Inovação desenvolveu o game Mesadinha, que tem o objetivo de despertar o interesse de alunos do ensino fundamental e médio pelo tema. Com elementos que se aproximam da realidade do jovem, o jogo gratuito permite que os estudantes tenham mais conhecimento sobre o universo financeiro e consigam fazer o controle mensal de suas despesas.
Sobre o Game
O jogo é como uma batalha entre o exército dos gastos e o exército da economia. Com soldados espalhados por um mapa, os estudantes colocam suas receitas e despesas mensais, como receber a mesada dos pais ou usar o dinheiro para alimentação, diversão e contas de celular. Conforme eles lançam um gasto, os soldados vermelhos avançam pelos territórios de maneira proporcional à despesa. Ao acrescentar um pagamento, é a vez do exército verde tomar conta do espaço.
Além de visualizar os ganhos e gastos no formato de um mapa, o Mesadinha também oferece a possibilidade de analisar as informações em uma planilha, com a descrição detalhada dos lançamentos, e um gráfico, que informa as áreas que o adolescente gasta mais dinheiro.
educacao-financeira-infantil
Segundo Elvis Tolotti, idealizador do Mesadinha, a ideia era quebrar o preconceito com os números e utilizar a aparência de um game para fazer com que os alunos tenham mais contato com a educação financeira: “A gente percebeu que no mercado existiam diversos programas e aplicativos voltados para adultos, mas não tinha nada direcionado para os mais novos”.
Para incentivar ainda mais os adolescentes, o jogo oferece a opção de cadastrar um objetivo. Se o jogador pretende comprar um videogame novo, por exemplo, ele insere o valor do produto e em quantos meses deseja juntar o dinheiro. Todas as vezes que consegue economizar uma quantia, ele tem acesso a uma barra que informa a porcentagem de quanto falta para conseguir atingir o seu objetivo.
De acordo com Tollotti, “quando um jovem tem contato com a educação financeira desde cedo, ele aprende a valorizar o dinheiro que recebe”. E ainda completa: “O jovem que tem uma cultura financeira não vai consumir tudo. Ele vai poupar recursos e analisar qual é o melhor momento para comprar. Isso ajuda a diminuir a inflação”.
Educação financeira nas escolas
Tolotti disse que o Mesadinha já foi utilizado em algumas atividades pontuais em escolas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O jogo pode agregar conteúdos como matemática básica, matemática financeira, porcentagem, razão e proporção. Com uma tecnologia que se adapta ao tamanho da tela de qualquer dispositivo, além de contar com os equipamentos da escola, os estudantes também podem acessar o game pelo próprio celular ou tablet. O único pré-requisito é ter acesso à internet.
Para auxiliar os professores que desejam trabalhar o tema em sala de aula, o jogo oferece um guia que explica possíveis aplicações e abordagens dos recursos do Mesadinha no ensino de educação financeira, incluindo suas abrangências e interdisciplinaridades. O material está disponível online.
Dica de game gratuito para ajudar nas finanças, agora é só começar a economizar!
Até logo!
http://canaldoensino.com.br/blog/game-gratuito-ajuda-jovens-a-economizar-dinheiro

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *