terça-feira, 30 de setembro de 2014

Educação inovadora: professor usa WhatsApp para ensinar Redação em Londrina



Despertar a atenção de um adolescente quando se disputa com a tecnologia atual e os inúmeros aplicativos existentes em celulares não é uma tarefa fácil.  Um dos principais aplicativos de troca de mensagens instantâneas online do momento, o WhatsApp, deixou de ser um problema dentro de sala de aula para se tornar uma nova ferramenta. Pelo menos para o professor de Redação do Colégio Marista de Londrina, Nilson Douglas Castilho, que resolveu utilizar essa ferramenta para estimular seus alunos a escreverem textos opinativos.
No dia 26 de setembro, os cerca de 200 alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II utilizaram somente o aplicativo nas aulas. “Será uma aula bem diferenciada”, acredita Nilson.
Mas esta novidade não é um evento isolado nas aulas de Nilson. O professor já criou grupos no whatsapp e, semanalmente, envia sugestões de temas para discussão. Os temas também são extremamente atuais. O caso de racismo envolvendo o goleiro Aranha, do Santos Futebol Clube, deu início às atividades. Com o calor da polêmica, não faltou entusiasmo aos alunos para emitirem seus pontos de vista.
Na semana passada, os debates giraram em torno do anúncio do aumento das desigualdades sociais, noticiada pela imprensa em âmbito nacional, a partir da divulgação da pesquisa realizada pelo IBGE. “Em uma semana tivemos 191 postagens dos alunos nos grupos de discussão. É uma excelente participação”, comemora o professor.
Ele justifica a escolha do aplicativo como ferramenta da aula a partir do próprio gosto dos alunos. “Eles mesmos dizem que o whats é o aplicativo do momento. Então, decidi aliar o gosto dos alunos à prática do ensino. Nós, professores, não temos mais como ministrar somente aulas tradicionais. Temos que inovar e permitir que os próprios alunos sejam, cada vez mais, produtores do seu próprio conhecimento”, defende.
O incentivo à tecnologia não é uma novidade nas salas do Colégio Marista de Londrina. Além do whatsapp, como conclusão do projeto, os alunos escreverão redações sobre os temas debatidos através do aplicativo Blackboard. “Essa plataforma é um ambiente virtual de aprendizagem composta por diversas ferramentas e que permite o contato online do professor e seus alunos, por meio do envio de atividades, correções, conversas, enfim, uma infinidade de possibilidades”, explica a analista de tecnologia educacional do Colégio Marista de Londrina, Alessandra Simone Martins Munhoz Garcia.
Uma das possibilidades dessa ferramenta é comparar os textos enviados pelos alunos a tudo que existe hoje na internet, buscando textos similares e, garantindo assim, que os conteúdos enviados pelos alunos sejam realmente de autoria deles.

Adaptado via Bonde
http://blackboard.grupoa.com.br/educacao-inovadora-professor-usa-whatsapp-para-ensinar-redacao-em-londrina/

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