sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

10 Faces da Inovação, Tom Kelley


Descrição
Kelley, autor do best-seller A arte da Inovação, revela as estratégias adotadas pela IDEO, sua empresa de design, famosa no mundo inteiro, com sede em Palo Alto, Vale do Silício, para estimular o pensamento criativo e superar o negativismo que sufoca a criatividade. Para tanto, explica os dez tipos ou papéis desenvolvidos pela IDEO, por meio dos quais qualquer empresa pode inovar em diferentes situações. Entre essas dez personas se incluem "o antropólogo", "o saltador de obstáculos", "o arquiteto de experiências" e "o polinizador", além de outros, tudo ilustrado com exemplos reais de empresas, que ajudarão você a transformar seu trabalho. O resultado é um guia fecundo para fomentar a criatividade.
Dados Técnicos 
ISBN-13:9788535224504 
Nº da Edição:6  
Ano Publicação:2007 
Nº de Página:280

" As 10 faces da inovação é um livro sobre inovação com semblantes humanos. Trata de pessoas e das equipes que impulsionam a inovação em organizações excelentes, pois, em última instância, todas as grandes realizações são, acima de tudo, humanas. Arquimédes disse: 'Dêem-me uma alavanca e um pouco de apoio e eu movimentarei o mundo".
 Personas que aprendem: o Antropólogo, o experimentador e o polinizador.
Personas que organizam: o Saltador de obstáculos, o Colaborador e o Diretor.
Personas de construção: o Arquiteto de experiência, o Cenógrafo, o Cuidador e o Contador de histórias.
"O verdadeiro ato de descoberta consiste não em encontrar novas terras, mas em ver com novos olhos." Marcel Proust
"Os antropólogos entusiásticos são o fermento, ou seja, indivíduos qualificados e interessados que tomam a iniciativa de buscar e observar experiências autênticas".[...] precisam de um ponto de partida, e não conhece melhor maneira de começar do que com jovens. Não importa o que você faça, nem em que setor atue, não deixe de observar e de conversar com crianças e adolescentes. Todos sabemos que as crianças nos deixam mais jovens de espíritos. Elas também podem ajudar-nos a perceber o que virá em seguida".
"Não fracassei. Simplesmente descobri dez mil maneiras que não funcionam". Thomas Edison
"Os experimentadores gostam de agir, de tentar diferentes ideias e abordagens. Aplicam o método científico a coisas elementares. Empenham-se para que tudo seja mais rápido, menos caro e, tanto quanto possível, mais divertido. A velocidade é companheira inseparável do Experimentador. Aceitam pequenos fracassos nas fases iniciais para evitar grandes fracassos mais tarde.[...] reconhecem a importância de apresentar vários protótipos. Eles transformam a situação".
"Pode-se aprender muito, simplesmente deixando que as crianças se expressem. Muitos livros, histórias e filmes compreenderam essa realidade básica, como A fantástica fábrica de chocolate, muito esclarecedor para quem acredita em inovação.[...] Criar condições para que as crianças se expressem com liberdade não é perda de tempo. ouvir os clientes mais jovens realmente vale a pena.[...] Portanto, não perca tempo na partida, na tentativa de visualizar toda a corrida. Arranque e experimente as condições da pista. ao longo do percurso, você descobrirá novas maneiras de vencer".
"Vez por outra abondone a trilha e se embrenhe no bosque. Sempre que você agir assim, decerto encontrará algo que nunca viu antes." Alexander Graham Sell

"os polinizadores se caracterizam por antecedentes ecléticos e desenvolvem pontos de vista diferenciados, mediante a combinação de diversas forças e interesses. [...] agitam novas ideias ao explorar mundos que, à primeira vista, talvez pareçam ter pouca relevância com o problema em questão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *