quarta-feira, 4 de abril de 2012

OS MENINOS DA RUA PAULO, FERENC MOLNÁR



Os garotos da Sociedade do Betume tinham duas importantes tarefas - manter o betume (símbolo da sociedade) sempre molhado, por meio da mastigação, e defender o grund, quartel general onde jogavam péla. Eis que os camisas-vermelhas, desterrados e, conseqüentemente, impedidos de jogar péla, declaram guerra à Sociedade e decidem tomar-lhe o grund. Do líder Boka ao soldado raso Nemcsek, a Sociedade do Betume se organiza para a grande batalha de Budapeste do começo do século. O que era brincadeira de criança transformou-se num belo retrato da infância.
Tradutor: RONAI, PAULO
Ilustrador: GERGELY, TIBOR
Editora: COSAC NAIFY

Sobre o autor:
MOLNÁR, FERENC
Ferenc Neumann nasceu na Hungria, em 1878, em uma família judia de classe média. As leis do Império Austro-Húngaro determinavam que todos os cidadãos deveriam traduzir seus nomes para o magiar, o idioma húngaro. Assim, Neumann transformou-se em Molnár. Aos vinte anos já publicava contos e romances. No entanto, o gênero que o tornou famoso em toda a Europa foi o teatro. Suas peças eram aclamadas por onde passavam. Entre suas principais obras estão o romance ‘Os meninos da rua Paulo’ (A Pál utcai fiúk), de 1907, e a peça ‘Lilion’, de 1909, adaptada para o cinema por Fritz Lang em 1933.

Sobre o livro:
O livro tem sido considerado o mais conhecido livro húngaro através do mundo. Foi traduzido para várias línguas e em diversos países tem sido recomendado nas escolas. Ernő Nemecsek tem estado no ranking dos heróis da literatura juvenil, tais como Oliver Twist ou Tom Sawyer.
Constatemente a história tem sido transformada em peça.
O livro foi inspiração para a banda Ira! no álbum e música de mesmo título.
A história foi adaptada para o teatro em 1992, no Brasil, com enorme sucesso. No elenco, atores como Selton Mello, Marcelo Serrado, Oberdan Junior e Michel Bercovith, entre outros.
fonte: Wipedédia

No cinema:

Adaptado da obra de Ferenc Molnár, o filme "Os Meninos da Rua Paulo"  tem a história que gira em torno de dois grupos de meninos das ruas de Budapeste que, em disputa pela "posse" de um terreno baldio e resolvem brincar de guerra. Mesmo mesmo uma guerra simulada  possui o mesmo  sentido e resultado triste e desumano de todas as guerras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *