quinta-feira, 30 de maio de 2013

Setor elétrico é lançado como série na TV Cultura

 
Estreia na TV Cultura no próximo domingo, 26 de maio, às 17 horas, a série Na trilha da energia, com cinco programas de 26 minutos que abordam as várias faces do setor elétrico brasileiro, d a geração de energia a tomadas e interruptores de luz das casas dos consumidores.
Realizado pelo Instituto Acende Brasil e produzido pela Canal Azul, Na trilha da energia chama atenção para a importância do setor elétrico brasileiro e as questões que envolvem o meio ambiente e a sociedade.
Para realizar a série, equipes da produtora Canal Azul viajaram de norte a sul do país, registrando de perto o funcionamento de usinas de variadas fontes, os caminhos pelas linhas de transmissão para a distribuição de energia e a importância do uso racional desse serviço essencial para todo brasileiro.
Luz para sempre?
De onde vem a energia? Por que apagões acontecem? O que são fontes complementares de energia? O que vamos fazer com o gás do pré-sal?
De onde vem a energia? É uma das perguntas que serão respondidas por especialistas
Durante os cinco programas da série, estas são algumas das questões que serão respondidas por especialistas, representantes de entidades governamentais do setor elétrico, ambientalistas, biólogos e engenheiros.
A série deu voz também à população para esclarecer dúvidas que vão das maneiras alternativas que existem para gerar energia ao seu uso eficiente.
De olho no futuro, Na trilha da energia mostra como acontece o planejamento do setor elétrico e o que se ode esperar futuro da eletricidade no Brasil, que ocupa o sétimo lugar no consumo de energia do mundo.
Neste raio-X sobre os caminhos da eletricidade, o telespectador vai conhecer grandes usinas em construção no Brasil, como as de Jirau e Santo Antônio, e terá contato com projetos ambientais e comunitários que buscam equilibrar a equação “energia + meio ambiente + sociedade”.
Na Trilha da Energia tem assinatura de roteiro e direção de Malu Tavares e Larissa Prado e foi realizada com recursos da Lei de Audiovisual.
A trilha
O ator Luciano Gatti é o protagonista de toda a série. Aventureiro, comunicativo e disposto a aprender, ele interage com as pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, em todos os processos que envolvem a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
Durante sua jornada, descobre lugares, registra avanços para a geração de energia, como uma usina a partir das ondas do mar; curiosidades como o maior linhão de transmissão do mundo em construção no Brasil; e histórias de cidades como Itá, em Santa Catarina, que se transformou em polo turístico com a chegada de uma usina hidrelétrica.
A trilha percorrida, de 15 mil quilômetros, passando por oito estados brasileiros, vai da primeira usina hidrelétrica construída no país às casas inteligentes que devem tornar-se realidade ainda neste século.
Ao longo do caminho, o telespectador tem oportunidade de entender a complexa cadeia que garante a chegada da eletricidade em cada casa, indústria, comércio, hospital, rua.
A série abre espaço, ainda, para uma imersão nas várias formas de se produzir energia e responde questões curiosas, como o formato das torres de transmissão que compõem o cenário das nossas estradas.
Anexo, o conteúdo de cada programa. No site http://www.natrilhadaenergia.com.br/ assista trailers, veja fotos e saiba mais informações sobre a série.
Fonte: Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *