domingo, 9 de outubro de 2011

Caçador de pipas - Khaled Hosseini


O caçador de pipas é um livro escrito por Khaled Hosseini, e conta a história de amizade de Amir e Hassan. A história é contada pelo personagem Amir, um garoto rico e sem escrúpulos que tem como herói seu pai.
O cenário da trama é o Afeganistão durante a década de 70, pouco antes de estourar a guerra. Hassan é o melhor amigo de Amir e seu empregado, os garotos crescem juntos até que um pequeno incidente coloca em cheque a amizade dos garotos: Um campeonato de pipas, Amir consegue conquistar todas as pipas dos adversários, embora a última seja perdida então Hassan vai atrás da mesma. Hassan é violentado e Amir não faz nada para defende-lo, então sua consciência começa a consumir sua cabeça. Então Amir tenta de tudo para afugentar sua culpa. Em meio a esse episódio, o Afeganistão entra em crise e Amir e seu pai são obrigados a se refugiar nos Estados Unidos.
A fase nos Estados Unidos é toda uma controvérsia da vida que Amir e seu pai levavam em seu país natal. O pai de Amir começa a trabalhar em um posto de gasolina e toda a riqueza que os dois estavam acostumados a ter se vai. Passado os anos, Amir se casa, seu pai morre e ele se torna um escritor consagrado nos EUA. Apesar da aparente vida normal, a culpa ainda consome Amir.
Então Amir recebe uma carta, pedindo para resgatar o filho de Hassan que está no Afeganistão. Depois de muito relutar, Amir vai para o Afeganistão e resgata o filho de Hassan, descobrindo que Hassan era seu irmão. Após muitas aventuras Amir consegue ficar em paz consigo mesmo.

No cimena:
O Caçador de Pipas (The Kite Runner, 2007) está longe de ser um filme de crianças sofridas do Oriente Médio à moda do cinema iraniano dos anos 90. Pelo contrário. Em um raro esforço de se aproximar e tentar compreender o Afeganistão, Hollywood realizou uma obra falada em cinco idiomas diferentes que a todo instante reforça valores do mundo ocidental.
Muito antes de tocar no assunto dos abusos do talibã - que motivou, como resposta ao 11/9, a invasão do Afeganistão pelos EUA - o filme dirigido por Marc Forster com base no best-seller do escritor afegão Khaled Hosseini já opõe o ecletismo da cultura ocidental e o atraso religioso e político local. Transcorre o fim dos anos 70. Amir e Hassan, filho do seu empregado, são amigos de infância. Na rua, Hassan é ofendido pelos outros muçulmanos por ser da etnia hazara, considerada inferior. Dentro do cinema que Amir e Hassan frequentam, porém, eles são iguais - e recitam ao mesmo tempo, de cor, as falas de Charles Bronson no clássico faroeste Sete Homens e um Destino.
Dentro de casa, onde seu pai toma uísque, escuta músicas em inglês e dirige um Mustang, Amir aprende também que liberdade é incompatível tanto com o islamismo quanto com o comunismo. A comprovação vem em 1979, quando a URSS invade o Afeganistão e obriga o pai de Amir a fugir com o garoto para a América. Mais tarde, quando Amir já adulto janta em São Francisco com seus sogros, ele saberá, como bom cidadão dos EUA, se defender daqueles que ofendem a memória de Hassan - uma defesa que o pequeno Amir não soube fazer em Cabul quando Hassan foi atacado por aqueles que o desprezavam.
Não surpreende que O Caçador de Pipas, o livro, tenha se tornado um sucesso tão estrondoso. Hosseini oferece uma leitura mais do que segura para quem se condói à distância com as mazelas do Oriente Médio. No filme, Forster (que até hoje tinha demonstrado bom olho para detalhes, como em A Última Ceia e Em Busca da Terra do Nunca) registra as peculiaridades do mundo afegão também de modo fugaz.
A câmera passa fugidia por ruas, barracas e rostos com um certo pudor de se fixá-los, de se deter mais alguns segundos. O Afeganistão termina o filme como começou: uma exótica incógnita, um quebra-cabeça de peças que não se encaixam. A certa altura um personagem diz que Amir era um turista em seu próprio país... O Caçador de Pipas é também um estrangeiro - e como tal seu olhar não é apenas enviesado. É um olhar insuficiente.

fonte: http://omelete.uol.com.br/cinema/o-cacador-de-pipas/
  • Título no Brasil:  O Caçador de Pipas
    Título Original:  The Kite Runner
    País de Origem:  EUA
    Gênero:  Drama
    Classificação etária: 14 anos
    Tempo de Duração: 128 minutos
    Ano de Lançamento:  2007
    Estréia no Brasil: 18/01/2008
    Site Oficial:  http://www.kiterunnermovie.com
    Estúdio/Distrib.:  Paramount Pictures Brasil
    Direção:  Marc Forster
  •  
  • Elenco
    Khalid Abdalla ... Amir
    Atossa Leoni ... Soraya
Em quadrinhos:
lançamento: 2011

Amir e Hassan. A inesquecível história de uma amizade que ultrapassou todas as barreiras. Uma história de perda e de uma dolorosa redenção contra o pano de fundo de paisagens, rostos e a cultura de um país castigado pela violência e pelos conflitos. Um país que continua lutando para recuperar a esperança. Baseado no grande best-seller internacional, hoje já é um clássico. Um romance em quadrinhos para encher os olhos do leitor.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Contato

    Nome

    E-mail *

    Mensagem *