quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Lâmpadas de água sanitária iluminam casas de famílias carentes nas Filipinas


Projeto 1 Liter of Light beneficia milhares de pessoas no país

Da Redação
Garrafas plásticas recicladas são usadas como fonte de iluminação por milhares de famílias nas Filipinas. Por mais rudimentar que possa parecer, a solução quase sem custo é um diferencial na qualidade de vida dessas pessoas, que não têm acesso à eletricidade e, por outro lado, não podem usar lâmpadas de querosene dentro de casa devido ao perigo de incêndio. As lâmpadas solares improvisadas agem como claraboias, armazenando durante o dia a luz solar para refleti-la à noite.
   Divulgação
Isso é possível graças a substância contida no interior das garrafas: uma mistura de água e lixívia, conhecida popularmente por água sanitária. Usando a ideia de Alfredo Moser – inventor da primeira lâmpada de garrafa pet –, um grupo de estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) trabalhou em parceria com a organização My Shelter Foundation, comandada pelo filipino Illac Diaz, e descobriu como simular uma lâmpada usando uma garrafa plástica de 1 litro e água sanitária.
   Divulgação
Em apenas uma hora, os produtos podem ser instalados no telhado de uma casa, passando a produzir a mesma quantidade de iluminação de uma lâmpada incandescente padrão de 60 watts. O objeto tem durabilidade de cinco anos.
   Divulgação
Por meio do projeto 1 Liter of Light (Um litro de luz), a My Shelter Foundation distribui as fontes de luz entre a população filipina, dando a essas pessoas mais segurança durante a noite e a chance de uma vida melhor com o prolongamento do dia. A organização tem como meta a distribuição de 1 milhão de luzes entre essas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *