quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Municípios de Santa Cantarina recebem 20 bibliotecas rurais do Arca das Letras

Comunidades do Território da Cidadania do Planalto Norte, em Santa Cantarina, serão contempladas com mais 20 bibliotecas rurais do programa Arca das Letras, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A cerimônia de entrega é nesta segunda-feira, 13, no município de Canoinhas (SC). No mesmo dia ocorre a capacitação dos agentes de leitura, moradores das comunidades que serão responsáveis pelo acervo da arca.
Segundo a coordenadora substituta do Programa Arca das Letras, Tatiane Cruz Sousa, o treinamento dos agentes de leitura é fundamental para o bom funcionamento das arcas. “Eles terão acesso a informações técnicas do funcionamento da arca, como empréstimo e catalogação dos livros e métodos de incentivo à leitura”, explicou. Após a capacitação eles receberão certificados de agentes de leitura.
De acordo com o delegado do MDA em Santa Catarina, Jurandi Gurgel, além de proporcionar o acesso a um acervo bibliográfico de qualidade, uma arca na comunidade garante uma maior interação entre os moradores e a troca de informações entre as famílias. “A arca promove uma dinâmica muito interessante na questão cultural e contribui para a construção de um ambiente muito agradável”, disse.
Segundo Jurandi, o acesso à leitura é estratégico para se traçar um novo perfil do agricultor, mais preparado e capacitado. “As condições que uma Arca das Letras propicia à comunidade é fundamental para que tenhamos novas possibilidades de crescimento para o meio rural”, destacou.
A entrega no Território do Planalto Norte vai beneficiar cerca de 800 famílias. Cada arca possui um cervo inicial de aproximadamente 200 livros para atender a toda a comunidade com livros técnicos, didáticos e infantis. Os móveis-arcas foram feitos em parceria com a Eletrosul/Luz Para Todos, que patrocinou a fabricação das bibliotecas na Penitenciária de Chapecó (SC). No local, os sentenciados aprendem o ofício da marcenaria e recebem um pagamento por cada arca produzida.
O Programa
O Arca das Letras é uma ação do MDA iniciada em 2003 para incentivar a leitura no campo. Pequenas bibliotecas são instaladas em assentamentos e em comunidades rurais com livros didáticos, de pesquisa, literatura infantil, dicionários e livros técnicos, voltados para crianças, jovens e adultos. São temas e gêneros diversos que contribuem para o cotidiano das pessoas que vivem no meio rural. O projeto é organizado com a participação das comunidades.
Os acervos são definidos em reuniões locais, conforme o interesse e a necessidade do grupo. Os próprios moradores decidem o local onde a arca vai funcionar e designam os agentes de leitura – voluntários que são treinados para o empréstimo dos livros e que ficarão responsáveis pela biblioteca. O local em que a arca é instalada pode ser a casa do agente, uma associação rural ou qualquer outro espaço que a comunidade escolher, mas é importante que seja um lugar de fácil acesso.
O programa já implantou mais de nove mil bibliotecas rurais em mais de três mil municípios de todo o país. O trabalho nas bibliotecas e as atividades de incentivo à leitura nas comunidades são realizados por mais de 17,8 mil agentes de leitura voluntários, moradores das comunidades rurais em todo o Brasil.
No estado
Todos os 293 municípios catarinenses têm, pelo menos, uma biblioteca Arca das Letras, inclusive na capital do estado, Florianópolis. Ao todo, são 992 bibliotecas rurais aproximando 99.226 mil famílias da literatura. São mais de 198 mil livros e 1.482 mil agentes de leitura trabalhando para incentivar a leitura no meio rural.
Territórios da Cidadania
Implantado em 2008, o Programa Territórios da Cidadania envolve a atuação integrada de 22 ministérios e órgãos do governo federal com estados, municípios e sociedade civil. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável em regiões com baixo dinamismo econômico, especialmente no meio rural. As ações abrangem 1.852 municípios, onde vivem 42,4 milhões de brasileiros, 13,1 milhões deles no meio rural.
Serviço
Evento: Entrega de 20 bibliotecas rurais do programa Arca das Letras
Dia: 13/08/2012 (segunda-feira)
Horário: 9h às 12h
Local: Centro de Treinamento da Epagri – Cetran BR 280 – Km 219,5 – Bairro Campo da Água Verde – Canoinhas
http://www.jornaldiadia.com.br/index.php/arte-e-cultura/103436-municipios-de-santa-cantarina-recebem-20-bibliotecas-rurais-do-arca-das-letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *