quarta-feira, 30 de maio de 2012

Livro sugere 10 dimensões para gerir inovação corporativa


Para José Claudio Terra, autor da publicação, responsável por assistir a inovação nas empresas, em geral, atua como equilibrista e sempre há algum ponto pedindo mais atenção.

Buscar receita pronta, colocar metas além da capacidade e achar que o simples fato de colocar a prática da inovação nos valores da empresa é suficiente para criar uma cultura inovadora estão entre os erros comuns ao tratar inovação no ambiente corporativo. Como forma de auxiliar companhias que se encontram nessa encruzilhada, José Claudio Terra, fundador da TerraForum e autor de livros como Gestão 2.0 e Varejo 2.0, lançou o livro ’10 Dimensões da Gestão da Inovação’.
O livro, como informa a própria capa, tem a intenção de oferecer uma abordagem para a transformação organizacional. Em conversa rápida na noite de lançamento da publicação em São Paulo, o autor, que é também um dos principais nomes na área de gestão do conhecimento, comentou que a ideia de trazer essas dez dimensões é mostrar a importância de criar um equilíbrio entre esses pontos.
É comum, lembrou o autor, encontrar nas empresas alguém focado em inovação que atua como um verdadeiro equilibrista de pratos e sempre há alguma vertente que fica carente de atenção. No final das contas, todo o ideal da inovação fica prejudicado.
As dez dimensões propostas pelo livro são: estratégia e objetivos de inovação; modelo organizacional e governança para inovação; recursos financeiros; pessoas; gestão do conhecimento e infraestrutura tecnológica; geração de ideias e insights; processos e estruturas para implantação; mensuração e recompensas; cultura organizacional e colaboração interna e externa.
Um ponto bastante trabalhado pelo livro é a questão da inovação aberta. Como bem frisou Suzana Leonardi, coautora da publicação, há um frisson em torno do tema, mas muitas companhias não se estruturam para extrair os reais benefícios do modelo. Ela lembra que, mesmo em open innovation e inovação colaborativa, é preciso a criação de um processo para evitar qualquer tipo de surpresa futura.
Serviço:
10 Dimensões da Gestão da Inovação – Uma abordagem para a transformação organizacional
Autor: José Claudio Terra
Coautoria: Bjorn Frederick, Fabio Vernalha, Mariah Romão, Maurício Manhães e Suzana Leonardi
Editora: Elsevier
http://informationweek.itweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *