quinta-feira, 28 de junho de 2012


Eu sou lúcida na minha loucura, permanente na minha inconstância, inquieta na minha comodidade. Pinto a realidade com alguns sonhos, e transformo alguns sonhos em cenas reais. Choro lágrimas de rir e quando choro pra valer não derramo uma lágrima. 
 
Amo mais do que posso e, por medo, sempre menos do que sou capaz. Busco pelo prazer da paisagem e raramente pela alegre frustração da chegada. Quando me entrego, me atiro e quando recuo não volto mais. Mas não me leve a sério, sei que nada é definitivo. Nem eu sou o que penso que eu sou. Nem nós o que a gente pensa que tem!...
 
Martha Medeiros

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Professores e promoção da leitura: dez ideias

POR Ana Garralón
Ana Garralón trabalha com livros infantis desde finais dos anos 80. Colaborou como leitora para muitas editoras, trabalhou dando oficinas sobre temas de formação e incentivo à leitura e livros informativos nas mais importantes instituições. Escreve regularmente na imprensa. Publicou Historia portátil de la literatura infantil (Anaya, 2001), a antologia de poesia: Si ves un monte de espumas (Anaya, 2002) e uma seleção bibliográfica para mediadores: 150 libros infantiles para leer y releer (CEGAL, Club Kirico, 2012). Saiba mais sobre ela em anatarambana.blogspot.com.

Você é professor? Então, certamente, voce deve estar muito ocupado em cumprir o programa e sem tempo nenhum para fazer atividades especiais. No entanto, é muito valiosa a influência que você tem sobre seus alunos no que se refere à leitura. Conseguir alunos leitores ajuda muito no entendimento de muitas disciplinas e os transforma em pessoas curiosas e cheias de vitalidade. E o melhor é que não precisa fazer muito. Basta ter consciencia do trabalho e fazer pequenas ações diárias.
Aqui vão algumas ideias:
1. Todos os professores podem promover a leitura. Não importa se a sua disciplina é ciências ou literatura. Pensa-se em geral que as atividades de leitura são de conteúdo exclusivo dos professores de línguas, mas não é assim. Em todas as disciplinas se lê e em todas elas existem livros maravilhosos a serem descobertos.
2. Amplie sua ideia de leitor. Leitor é aquele que lê um romance, mas também aquele que lê um texto científico, um gibi ou um jornal.
3. Pergunte a seus alunos, todos os dias, se eles estão lendo alguma coisa. Talvez no começo eles não se envolvam muito, mas se você repetir a pergunta e aceitar as respostas, não importa o que digam que estão lendo, em breve você terá um grupo discutindo suas leituras. Não faça isto como se fosse uma atividade, mas como algo rápido e espontâneo.
4. Não julgue o que eles leem. Valorize o esforço e, acima de tudo, conheça e reconheça os interesses. Talvez você até mesmo se anime a ler alguma coisa que eles estejam gostando nesse momento.
5. Compartilhe as suas leituras. Se você está lendo um livro que lhe agrada, fale brevemente sobre isso. Compartilhar é uma das bases da promoção da leitura. Você pode dar alguma explicação sobre os autores, o estilo ou o tema. Com isso você estará fornecendo pistas para que eles façam seus próprios comentários.
6. Leia em voz alta em sala de aula. Um fragmento, um recorte de jornal, uma notícia relacionada à sua disciplina. Tudo é válido para despertar o gosto pela leitura. Incluir livros na prática diária significa que a leitura é algo natural, necessário e uma parte normal do dia.
7.Indique livros. Se suas aulas são de ciências, filosofia ou educação artística, procure de vez em quando um livro direcionado à idade de seus alunos. Uma biografia, um ensaio de divulgação, uma revista, um artigo.

8.Comente. Se gradualmente eles vão tomando coragem para discutir suas leituras, por que não escolher, de tempos em tempos, um livro entre aqueles que estão interessados em compartilhar?
9.Aconselhe. Com seus conselhos e com o interesse que você demonstra pelas leituras de seus alunos, eles se sentirão apreciados e você será mais do que o "professor" que ensina. Eles vão lhe ver como alguém diferente e excepcional.
10.Incentive. Em cada promoção, seus alunos vão lembrar de você como uma pessoa dedicada e cheia de interesse. Não é isso também um objetivo da educação? Incentive-os a viver com paixão e entusiasmo. Será uma lição para a vida toda e eles a relacionarão diretamente com os livros.
***
Na home, a imagem em destaque é The Baron in the Trees (2011), da artista Su Blackwell, a quem a Emília agradece. Conheça mais sobre o trabalho de Blackwell em www.sublackwell.co.uk
http://tudosobreleitura.blogspot.com.br/2012/06/professores-e-promocao-da-leitura-dez.html

Coragem...

 
 
“Coragem, às vezes, é desapego. É parar de se esticar, em vão, para trazer a linha de volta. É aceitar doer inteiro até florir de novo.”
Caio Fernando Abreu

A mariposa e a borboleta


Conta a lenda que uma jovem mariposa de corpo frágil e alma sensível voava ao sabor do vento certa tarde, quando viu uma estrela muito brilhante e se apaixonou.
Voltou imediatamente para casa, louca para contar à mãe que havia descoberto o que era o amor, mas a mãe lhe disse friamente: que bobagem! As estrelas não foram feitas para que as mariposas possam voar em torno delas. Procure um poste ou um abajur e se apaixone por algo assim; para isso nós fomos criadas.
Decepcionada, a mariposa resolveu simplesmente ignorar o comentário da mãe e permitiu-se ficar de novo alegre com a sua descoberta e pensava: que maravilha poder sonhar!
Na noite seguinte, a estrela continuava no mesmo lugar, e ela decidiu que iria subir até o céu, voar em torno daquela luz radiante e demonstrar seu amor. Foi muito difícil ir além da altura com a qual estava acostumada, mas conseguiu subir alguns metros acima do seu vôo normal. Entendeu que, se cada dia progredisse um pouquinho, iria terminar chegando à estrela, então armou-se de paciência e começou a tentar vencer a distância que a separava de seu amor.
Esperava com ansiedade que a noite descesse e, quando via os primeiros raios da estrela, batia ansiosamente suas asas em direção ao firmamento.
Sua mãe ficava cada vez mais furiosa e dizia: estou muito decepcionada com a minha filha. Todas as suas irmãs e primas já têm lindas queimaduras nas asas, provocadas por lâmpadas! Você devia deixar de lado esses sonhos inúteis e arranjar um amor que possa atingir.
A jovem mariposa, irritada porque ninguém respeitava o que sentia, resolveu sair de casa. Mas, no fundo, como, aliás, sempre acontece, ficou marcada pelas palavras da mãe e achou que ela tinha razão.
Por algum tempo, tentou esquecer a estrela, mas seu coração não conseguia esquecer a estrela e, depois de ver que a vida sem o seu verdadeiro amor não tinha sentido, resolveu retomar sua caminhada em direção ao céu.
Noite após noite, tentava voar o mais alto possível, mas, quando a manhã chegava, estava com o corpo gelado e a alma mergulhada na tristeza. Entretanto, à medida que ia ficando mais velha, passou a prestar atenção a tudo que via à sua volta.
Lá do alto podia enxergar as cidades cheias de luzes, onde provavelmente suas primas e irmãs já tinham encontrado um amor, mas, ao ver as montanhas, os oceanos e as nuvens que mudavam de forma a cada minuto, a mariposa começou a amar cada vez mais sua estrela, porque era ela quem a empurrava para ver um mundo tão rico e tão lindo.
Muito tempo depois resolveu voltar à sua casa e aí soube pelos vizinhos que sua mãe, suas irmãs e primas tinham morrido queimadas nas lâmpadas e nas chamas das velas, destruídas pelo amor que julgavam fácil.
A mariposa, embora jamais tenha conseguido chegar à sua estrela, viveu muitos anos ainda, descobrindo que, às vezes, os amores difíceis e impossíveis trazem muito mais alegrias e benefícios que aqueles amores fáceis e que estão ao alcance de nossas mãos.
Com esta lenda aprendemos duas coisas: valorizar o amor e lutar pelos nossos sonhos, porque sabemos que é a realização deles que nos faz feliz e lembremos:
O mundo está nas mãos daqueles que têm coragem de sonhar, e correr o risco de viver seus sonhos.
 

terça-feira, 26 de junho de 2012

PEDAÇOS DE MIM

"PEDAÇOS DE MIM

Eu sou feito de
Sonhos interrompidos
detalhes despercebidos
amores mal resolvidos

Sou feito de
Choros sem ter razão
pessoas no coração
atos por impulsão

Sinto falta de
Lugares que não conheci
experiências que não vivi
momentos que já esqueci

Eu sou
Amor e carinho constante
distraída até o bastante
não paro por instante


Tive noites mal dormidas
perdi pessoas muito queridas
cumpri coisas não-prometidas

Muitas vezes eu
Desisti sem mesmo tentar
pensei em fugir,para não enfrentar
sorri para não chorar

Eu sinto pelas
Coisas que não mudei
amizades que não cultivei
aqueles que eu julguei
coisas que eu falei

Tenho saudade
De pessoas que fui conhecendo
lembranças que fui esquecendo
amigos que acabei perdendo
Mas continuo vivendo e aprendendo."
Martha Medeiros


Pequenas Crianças


"No fundo acredito que somos, todos nós, crianças que cresceram mais estatura do que emocionalmente, crianças que foram empuradas para o meio do palco e que precisam ter suas falas na ponta da língua, conforme foram ensaiadas desde a primeira infância....
Somos crianças que choram escondidas no banheiro, que tomam atitudes insensatas, que dizem o que não deveriam ter dito e que nos momentos de desespero, gostariam de chamar um "adulto" para resolver a encrenca no nosso lugar. Mas que adulto? Deus? Ele tem mais do que se ocupar. Resta-nos chorar no meio-fio da calçada mesmo, caso não fosse um vexame.
Os maduros têm certeza. Os maduros não vacilam. Os maduros são programáticos. Os maduros ganham dinheiro. Os maduros assumem seus atos. Os maduros sabem o que dizer e como se comportar. Os maduros só fraquejam diante da orfandade - perder pai e mãe é perturbador em qualquer fase da vida-, mas logo reassumem o controle e seguem em frente. Nao se espera outra coisa deles. Se tentarem fugir de suas responsabilidades, serão considerados pessoas infantis.
E quem tolera ser considerado infantil a essa altura?Então a gente presta atenção em volta, imita nossos pais e amigos, se apega a um roteiro conhecido, faz certo teatro, tudo para que não percebam que, em silêncio e na solidão, somos apenas crianças grandes."
Martha Medeiros


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Macaco malandro - animação


Como criar mentes inovadoras

“Trabalhar mais inspirado e com as pessoas certas é o caminho para conseguir inovar mais naturalmente, quase que sem querer”, diz Charles Bezerra, diretor executivo da Gad’Innovation
Muitas empresas se questionam se dá para fazer mais com menos gente e melhor em menos tempo. Para Charles Bezerra, diretor executivo da Gad’Innovation, basta ter pessoas inspiradas que criticam suas próprias ideias para ver se elas resistem e reflitam sobre seus próprios processos, assim como fez o cientista Albert Einstein.
“Trabalhar mais inspirado e com as pessoas certas é o caminho para conseguir inovar mais naturalmente, quase que sem querer. Tudo é coisa da nossa cabeça, inclusive a inovação. Nossos pensamentos criam nossos mundos, nossas casas, nossas empresas”, considera Bezerra.
Para criar mentes inovadoras o executivo aconselha resgatar a humildade. Entre outras dicas, Bezerra lista:
- Ter uma mente de criança, que é curiosa, humilde e com ingenuidade criativa;
- Via negativa. “É reconectar com o todo e inovar naturalmente. O xadrez é tido como algo complexo e também com a visão do futuro, para inovar você precisa tomar a mesma posição de um jogador: enxergar suas próximas dez jogadas em um papel em branco”, diz;
- Inovadores vêm antes de inovação. “Não precisa nada de novo para inovar. Envolve desaprender muito mais do que aprender… não estamos usando toda nossa capacidade, afinal nosso potencial é infinito. Inovar envolve pessoas e, muitas vezes, pessoas consideradas não classificadas por conta de um resultado operacional. Eu como professor de mestrado cheguei à conclusão de que os piores alunos [conforme classificação operacional] podem ser os melhores, eles só precisam de alguém para ajudá-los. Mas isso não significa que operações não são necessárias, apenas que nem sempre são os melhores métodos”;
- O método de inovação Tabajara. “É aquele que faz do seu problema uma solução. Pense no sistema de soluções de forma mais ampla possível”, aconselha Bezerra;
- As variáveis escondidas. “Às vezes o mínimo esforço garante os melhores resultados. A gente só precisa encontrar essas variáveis abrindo nossas mentes”;
- Envolve uma cultura. “Temos que ser capazes de debater nossas ideias, compartilhar sentimentos, assim como os Índios”, conclui.
http://informationweek.itweb.com.br/8930/como-criar-mentes-inovadoras/

Formandos da FEI desenvolvem máquinas para remoção de petróleo e higienização de talheres

Escolas de Engenharia

Sete projetos serão apresentados hoje (13), a partir das 19h30, por formandos do curso de Engenharia Mecânica Plena, no campus São Bernardo

Estudantes do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) desenvolveram um sistema mecânico capaz de remover de forma bem rápida e segura o petróleo de superfícies aquáticas. Outra inovação é uma máquina de higienização e embalagem de talhares. Os produtos fazem dos projetos que serão apresentados no dia 13, às 19h30, no Ginásio de Esportes do campus São Bernardo (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972, bairro Assunção), durante a 30ª Expo MecPlena, mostra de projetos de formatura dos alunos do curso de Engenharia Mecânica Plena da FEI.
Preocupados com a demora para combater o vazamento de óleo que ocorreu na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, em 2011, os estudantes da FEI projetaram o Aqua Novus, um sistema capaz de remover de forma rápida, eficiente e segura o petróleo de superfícies aquáticas. A novidade é que a máquina é totalmente nacional e tem preço mais competitivo do que os similares importados, que custam cerca de U$ 60 mil, sem frete e taxas de importação. “Nosso projeto está avaliado em cerca de R$ 96 mil, tem capacidade para remover 700 toneladas de óleo por dia”, destaca o aluno Alessandro Lickunas, 24 anos.
Outra inovação é o Higmaq, equipamento para lavagem, secagem desinfecção e embalagem de talhares e que atende as leis higiênico-sanitárias estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A proposta é eliminar o contato dos manipuladores com os talhares, reduzindo o risco de contaminação entre os processos de lavagem e embalagem.
O equipamento tem custo estimado em R$ 50 mil. “Os riscos de contaminação são alto quando a desinfecção é manual. Com a automação conseguiríamos assegurar que os talheres sejam embalados totalmente higienizados”, destaca o estudante Marcelo Tesche Abu Gannam, 25 anos, um dos autores do projeto.
Pensando em facilitar a vida dos pequenos e médios produtores, os formandos desenvolveram a Seleeg (Selection Egg), máquina de classificação de ovos de galinha por peso, que seleciona e reduz as eventuais perdas no processo de escolha dos produtos. O principal diferencial do equipamento é quanto ao processo de seleção, feito por gravidade e não por esteira.
Na Selegg, o ovo passa por uma célula de carga e é direcionado para a saída correta de acordo com o peso. Para evitar a quebra dos ovos, os estudantes instalaram no equipamento um amortecimento que reduz a velocidade na hora da queda na bandeja. “Oferecemos como principais vantagem a precisão da medição dos ovos, o custo acessível aos produtores e o consumo de energia, já que o equipamento não utiliza motor”, destaca o estudante Danilo Araújo D’Amato, 25 anos. O custo aproximado da máquina é R$ 10,9 mil.
Outros projetos:

Máquina para compactar lixo - Pensando na preservação do meio ambiente, os alunos desenvolveram o projeto REVO, máquina para compactar lixo, visando redução dos gastos com armazenagem e transportes dos resíduos.
Equipamento para armazenagem de grãos – O projeto SAGA (Sistema de Armazenagem de Grãos Agrícolas) é um equipamento para atuar no processo de estocagem para proporcionar redução do desperdício de grãos e farelos. Atualmente, os sistemas utilizados desperdiçam os grãos na hora do transporte e armazenamento.
Corpos de prova – Os estudantes do projeto Trenie projetaram um equipamento para obtenção de corpos de prova pelo método de solda por atrito convencional FW (Friction Welding). O equipamento será usado no laboratório de soldagem do CLM (Centro de Laboratório Mecânico) da FEI.
Aceleração dos veículos - Já o projeto DAIV é um dispositivo capaz de simular os efeitos das acelerações e desacelerações nas diversas regiões dos assentos veiculares para auxiliar nos estudos de comportamento físico no ser humano.

Pensando em facilitar a vida dos pequenos e médios produtores, os formandos desenvolveram a Seleeg, máquina de classificação de ovos de galinha por peso

O projeto SAGA (Sistema de Armazenagem de Grãos Agrícolas) é um equipamento para atuar no processo de estocagem para proporcionar redução do desperdício de grãos e farelos

Os alunos também desenvolveram o projeto REVO, máquina para compactar lixo, visando redução dos gastos com armazenagem e transportes dos resíduos

O Aqua Novus é um sistema capaz de remover de forma rápida, eficiente e segura o petróleo de superfícies aquáticas

Higmaq é um equipamento para lavagem, secagem desinfecção e embalagem de talhares

O projeto DAIV é um dispositivo capaz de simular os efeitos das acelerações e desacelerações nas diversas regiões dos assentos veiculares

Empresas europeias adoptam programas de transformação das TI para acelerar a inovação dos serviços de negócio, refere a CA Technologies

Empresas europeias adoptam programas de transformação das TI para acelerar a inovação dos serviços de negócio, refere a CA Technologies

Apoiada na tecnologia de Project and Portfolio Management, a transformação das TI permite que as organizações ofereçam serviços inovadores de forma mais rápida e com um custo menor
A CA Technologies (NASDAQ: CA) revelou hoje que cerca de dois terços (61 por cento) das organizações europeias estão atualmente a adotar programas de transformação das TI para impulsionarem a inovação dos serviços de negócio. Esta é uma das conclusões do estudo independente “IT Transformation: Planning, Execution and Objectives in Europe”, realizado pela IDG Connect em nome da CA Technologies, que inclui a opinião de 300 decisores de TI por toda a Europa.
O estudo revela que, fruto de um esforço por oferecer serviços de negócio de forma mais rápida, rentável e segura, 32% dos inquiridos espera lançar programas de transformação de TI durante os próximos 12 meses, apesar de uma diminuição dos recursos.
Registando-se uma média de 28 por cento do orçamento de TI destinado a uma ou mais iniciativas de transformação das TI, nunca como hoje foi tão importante para as organizações planearem efetivamente os objetivos que procuram. Entre as principais iniciativas de transformação de TI identificadas no estudo, encontram-se a gestão do portefólio de aplicações (adotada por 88% das organizações inquiridas), a consolidação de data centers (77%) e ainda os serviços para cloud pública ou privada (75%).
O estudo permite ainda concluir que 54% das organizações que usam uma solução de gestão de projetos e portefólio (Project and Portfolio Management, ou PPM) para o planeamento das TI ou das unidades de negócios, bem como 62% das instituições que usam uma solução de PPM para ambas as áreas, consideram-se hoje mais confiantes do que as organizações que não recorrem a estas soluções no que à concerne à capacidade que a própria organização tem para planear e executar os projetos de transformação de TI.
Por outro lado, o estudo revela que os decisores de TI que trabalham para organizações com uma grande intensidade em termos de estratégia PPM têm a tendência para a criar expectativas mais ambiciosas para os projetos de transformação de TI, dando ainda uma prioridade elevada aos objetivos mais desafiantes ou globais, incluindo a capacidade que as TI têm para impulsionarem a inovação, criarem valor estratégico e melhorarem o desempenho empresarial. Em plano de contraste, os profissionais de TI que trabalham em organizações que não usam uma solução de PPM têm a tendência para enfatizar objetivos menos ambiciosos.
“O estudo mostra que as organizações europeias precisam de soluções de PPM para impulsionarem o sucesso dos programas de transformação das TI e para alcançarem a inovação dos serviços de negócio“, refere Helge Scheil, vice-presidente sénior de Service & Portfolio Management Solution Sales para a Europa da CA Technologies.
“O sucesso dos programas de transformação de TI – incluindo iniciativas tecnológicas como a migração para a cloud, a racionalização de aplicações e a consolidação do data center, e ainda iniciativas empresariais como a capacitação do colaborador móvel – dependem do planeamento, da execução e do controle eficaz de múltiplos programas e projetos inter-relacionados num longo período de tempo. Ao oferecer uma visão global de todo o portfólio de serviços, as capacidades de Project and Portfolio Management permite que os CIOs façam um correto planeamento, execução e controle, reduzindo assim o risco e o custo e acelerando ao mesmo tempo a disponibilização de serviços inovadores que acrescentem valor”.
http://www.ipjornal.com/noticias-financeiras/empresas-noticias-financeiras/444360_empresas-europeias-adoptam-programas-de-transformacao-das-ti-para-acelerar-a-inovacao-dos-servicos-de-negocio-refere-a-ca-technologies.html

Charles Bezerra traz inovação à tona no Ciab Febraban

Apresentação do diretor executivo do GAD'Innovation estimulará reflexões e questionamentos a partir do potencial inovador que existe dentro de cada pessoa.
A tecnologia da informação é uma das áreas onde mais surgem inovações e o sistema financeiro um dos segmentos que possui maior rigidez em seus processos. Este cenário antagônico traz um desafio ainda maior a Charles Bezerra, diretor executivo e sócio do GAD'Innovation, no painel que aborda inovação e criatividade, durante a 22ª edição do Ciab Febraban - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, que acontece em São Paulo, entre 20 e 22 de junho.
Os organizadores do maior congresso deste gênero na América Latina apostam na abordagem abrangente e diferenciada de Bezerra para despertar nos participantes do evento o potencial inovador que existe dentro de cada pessoa. Durante sua apresentação, ele abordará novos ângulos sobre a inovação, despertando a rebeldia intelectual a partir de reflexões, questionamentos e descobertas.
"Há muito potencial para desenvolver a inovação neste segmento e a aplicação desta vertente também envolve a sobrevivência das organizações. O foco na criação de condições e ambiente ideais para inovar certamente proporcionará um debate interessante com os presentes", enfatiza Bezerra. Ele é reconhecido internacionalmente como um dos maiores cientistas da inovação e já lecionou sobre o tema em universidades nos Estados Unidos, Brasil e Nova Zelândia. Também é autor de livros como "A Máquina de Inovação". Possui Ph.D. em Design pelo Illinois Institute of Technology e domínio de outras disciplinas como Inteligência Artificial e Filosofia Analítica.
No total, o congresso deve reunir 190 empresas expositoras e 1.900 congressistas, recebendo a visita de 19 mil pessoas, entre profissionais de instituições financeiras e empresas de TI.
O GAD'Innovation é uma consultoria de inovação que aponta soluções para organizações e pessoas vencerem seus desafios de negócios, em ambientes complexos e competitivos. Ela estimula reflexões e descobertas que ajudam na compreensão do presente e planejamento do futuro, em projetos de Cultura de Inovação, Inovação em Produtos e Inovação em Serviços. As atividades envolvem conhecimentos relacionados às áreas humanas e sociais, arte, tecnologia e razão para fazer e responder as perguntas certas, explorando novas possibilidades e identificando agentes e definindo padrões. O objetivo é transformar informação em conhecimento, conhecimento em vantagem e vantagem em oferta.
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=207447

Alunos de administração da FGV ajudam MPEs melhorar seus negócios


SÃO PAULO - As MPEs (micro e pequenas empresas) de São Paulo já podem contar com uma ajudinha extra para otimizar seus processos: os alunos dos cursos de Administração de Empresas e Administração Pública da FGV (Fundação Getulio Vargas) estão auxiliando algumas destas companhias a identificar gargalos, bem como a solucioná-los.
A ação promovida pela EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo) faz parte de um projeto da universidade e promete uma série de benefícios ao empreendedor.
“As empresas participantes tem a oportunidade de rever seus processos e otimizá-los a partir de um plano de melhorias e inovação apresentado pelos alunos no final do semestre”, explica o professor e coordenador do Fórum de Inovação da EAESP-FGV, Marcos Augusto Vasconcellos.
Como funcionaFunciona mais ou menos assim: um grupo de alunos escolhe uma empresa parceira da universidade e visita a companhia durante o período de seis meses. A partir disso, identificado os principais problemas operacionais, ele propõe então soluções que possam contribuir com a MPE.
“É uma espécie de consultoria mesmo, em que oferecemos soluções baratas para o micro e pequeno empreendedor a partir de uma análise do funcionamento da empresa”, explica o aluno do curso de Administração Pública da FGV, Lucas Djin Ito Santiago, de 20 anos, que enxerga com bons olhos a oportunidade.
“É a primeira experiência profissional que temos fora da universidade. É a nossa primeira consultoria”, diz.
Alunos também ganhamE como já observado, não só as MPEs é quem ganham com essa parceria: os alunos também.
“O principal objetivo da disciplina Projetos Organizacionais é aproximar os alunos da graduação da realidade empresarial. Assim, eles podem desenvolver uma visão integrada das organizações e ganhar experiência profissional ainda durante o seu período de formação”, argumenta Vasconcellos.
Segundo ele, o projeto acumula atualmente a participação de 240 empresas de micro e pequeno porte, de todos os setores de atividade – empresas, administração pública e terceiro setor-, que podem contar com a ajuda dos alunos de forma gratuita.
“A participação no projeto não tem custo para o empreendedor. Nossa única exigência é que a empresa, assim como funcionários, se predisponham a receber os alunos e forneçam as informações solicitadas para a elaboração dos relatórios da forma mais fidedigna possível”, explica o professor.
Se interessou?Quem tiver interesse em em participar do projeto deve entrar em contato com o CEDEA (Centro de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem) através do e-mail: cedea@fgv.br ou pelo telefone: 3799-3207. E não se esqueça, apenas empresas da Grande São Paulo podem participar.
http://www.infomoney.com.br

Garrafas PET viram bicicletas !


Pensando em comprar uma bike novinha?
Saiu agorinha a primeiríssima bicicleta feita de material reciclado, parte confeccionada de garrafas PET, embalagens de shampoo e outros.
E a parte mais legal: é criação do Brasil !

O artista plástico Juan Muzzi passou anos estudando a fabricação do modelo, bancando tudo do próprio bolso. Resultado: o cara tem a primeira patente de bike reciclável do mundo!
Ele conta que “a bicicleta é mais resistente, flexível e barata porque o plástico não enferruja e a fabricação transforma resíduos em um novo produto”.
Ele ainda diz que leva 2 minutos pra fazer uma peça, e 200 garrafas pet.
Ano que vem, Juan pretende lançar uma cadeira de rodas feita da mesma maneira, que vai ser doada pra quem levar o material.
Bacana demais!
Pra conseguir uma é só entrar no site da Muzzi Cycles
fonte:http://www.titacarre.com

Ler...


“Ler é romper barreiras, quebrar limites, ultrapassar fronteiras, olhar além do que os nossos olhos possam enxergar. É sair do lugar comum, aventurar-se por caminhos vários. É olhar através das imagens e captar significados além do que a própria vista possa imaginar.”
(Inajá Martins de Almeida)

Qualidade: Por que as empresas, realmente, buscam isso?


Ao nosso redor existem diversas empresas que buscam se qualificar, ser a melhor, servir de referência para o mercado. Mas, até que ponto elas querem, realmente, ser a melhor? Será que muitas delas não querem apenas aparentarem ser a melhor? Há uma grande diferença entre ser e parecer. Vocês devem saber disso. No caso de uma empresa, “ser algo” é quando toda a empresa comprova que é. Ou seja, quando o produto ou serviço demonstra ser o que a empresa promete que sejam, quando os funcionários acreditam nessa promessa, quando a administração investe nisso e quando todos os que trabalham para ela continuar sendo o que é e sentem orgulho de dizer que fazem parte disso. O estado de “ser” depende de vários fatores, mas o principal é o humano. São as pessoas que trabalham em uma empresa que vão modificá-la, melhorá-la e trabalhar para que ela evolua. Embora alguns programas de qualidade digam que a maior parte dos problemas está nos processos e não nas pessoas, são elas que elaboram os processos. Digo que o fator principal é o humano porque se esse não acreditar que a mudança é necessária para a empresa se tornar o que quer ser, ela nunca chegará a isso. Ou então, irá apenas parecer. Muitas empresas parecem legais, mas quando olhadas bem de perto, hum… que decepção! A busca pela qualidade fez aumentar a procura pelos programas que auxiliam as organizações a entrarem em padrões para conseguir a tão almejada certificação. E, após conseguirem, as empresas exibem o selo da qualidade e, por pouco, não dizem diretamente às concorrentes: somos melhores que vocês! Porém, em alguns lugares, a qualidade só está no selo. O tipo de empresa que busca a “qualidade” do selo só para aparecer é aquela que os próprios funcionários não acreditam que a empresa possa tê-la. E, se eles não acreditam, o que resta para o público externo? Os administradores – refiro-me aos dirigentes de empresas – dão inicio aos programas de qualidade sem conversar com seus funcionários, sem fazer eles crerem nessa ideia. Nesses casos, o que se escuta do público interno é: Ih! Isso nunca vai funcionar aqui. Nossa, quanta besteira! Ah não, dá muito trabalho. Assim, as mudanças são executadas só para os avaliadores. Após eles irem embora, tudo começa a voltar ao normal. Pode ser um pensamento um tanto quanto utópico, mas acredito que se as empresas buscassem se qualificar para ser o melhor que elas podem ser, não melhor que a concorrente, realmente conseguiriam ter e oferecer qualidade em seus processos. Mas, como eu disse, seria necessário trabalhar primeiro o fator humano – a começar pelos gestores.

País precisa enfocar a produtividade para melhorar a qualidade do trabalho, diz especialista

Link | Download

quarta-feira, 20 de junho de 2012

“A vida nos proporcionará todas as experiências que forem as mais úteis à evolução da nossa consciência.
Como saberemos que determinada experiência é aquela que necessitamos?
Como saberemos se aquela é a pessoa certa para nós?
Porque ela será a experiência pela qual estaremos passando no momento.
Hoje e tudo que chegar é o momento certo para estar vivendo!”
Rosalia Schwark

FNQ lança grupo de estudo de inovação em parceria com FGV

Composto por mais de 25 empresas e instituições parceiras, o grupo tem como objetivo compartilhar conhecimento e disseminar conceitos de gestão da inovação, conscientizando as organizações brasileiras


A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV - EAESP) lançam o Grupo de Estudo – Gestão da Inovação para debater e disseminar conceitos sobre o tema para que faça parte da agenda estratégica das organizações brasileiras de todos os portes e segmentos.
O grupo conta com a participação de mais de 25 empresas e instituições parceiras, entre as quais a Suzano, Siemens, Embraer, Fibria Celulose, Correios, Cemig, Abbott, Promon, além do Instituto Ethos, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI).
Para fazer parte do time, as companhias passaram por um processo de avaliação, em que tiveram que cadastrar suas práticas de inovação no Banco de Boas Práticas da FNQ e submetê-las a uma análise de acordo com o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), disseminado pela Fundação. As empresas com as melhores iniciativas foram selecionadas para ingressar a equipe.
Sob a coordenação técnica do professor da FGV - EAESP Marcos Vasconcellos, o grupo pretende se reunir mensalmente para discutir o conceito de gestão da inovação, compartilhar casos de sucessos, realizar pesquisas, produzir artigos e publicações, bem como desenvolver capacitações sobre o assunto e conscientizar as organizações brasileiras sobre a importância da inovação.
O superintendente-geral da FNQ, Jairo Martins, destaca que inovar é uma necessidade básica das empresas para assegurar sua perenidade e aumentar sua competitividade no mercado, garantindo que o Brasil possa melhor aproveitar as oportunidades do atual momento econômico. "Cada vez mais, a inovação precisa fazer parte da cultura das organizações e deve estar relacionada não apenas à tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, mas compreender todas as áreas da empresa, como marketing, gestão de pessoas, relacionamento com cliente e sociedade, etc.", conclui.
Ele ressalta ainda que, juntas, a FNQ e a FGV-EAESP poderão colaborar na difusão do conhecimento e boas práticas da gestão da inovação, a fim de contribuir para o desenvolvimento das organizações e, consequentemente, do país.
http://www.administradores.com.br/informe-se/administracao-e-negocios/fnq-lanca-grupo-de-estudo-de-inovacao-em-parceria-com-fgv/55710/

3 tendências tecnológicas para empreendedores



3 tendências tecnológicas para empreendedores
foto/Laffy4k
Mary Meeker, foi uma analista de ações de tecnologia e hoje é sócia do representativa empresa de venture capital Kleiner Perkins Caufield Byers. Anualmente Meeker produz uma avaliação de tendências para a indústria de tecnologia, e acreditem, a indústria a escuta. 

Seu mais recente relatório apresentado em 31 de Maio destaca diversas tendências e números de incentivos capazes de deixar qualquer empreendedor de olhos bem abertos, afinal, a primeira parte de um empreendimento é vislumbrar uma oportunidade, uma demanda.

Dentre todos os dados e insights, iremos falar sobre 3, mas claro que desde já indicamos o download do Internet Trends aqui

1. Corram para as colinas.

Se acalme, o mundo não está acabando, mas este meme, que ficou muito famoso justamente pelos boatos de um fim do mundo em 2012 serve para ilustrar o cenário do mercado para empresas que utilizam a internet como canal de venda.  Segundo o relatório de Meeker, o ocidente está perto de uma saturação, só nos EUA, por exemplo, 79% da população tem acesso e usa a Internet, ou seja, o mercado tem poucas chances e uma fatia pequena para expansão e projeções de negócios. 

Isso não quer dizer que o mercado online ocidental não tenha valor, mas se estamos falado de empreendedorismo estamos automaticamente falando de desbravadores, e nesse quesito o oriente é um mercado promissor. Meeker sugere a Ásia, particularmente a China, um país com cerca de 513 milhões de usuários de Internet (mais do dobro dos 245 milhões dos EUA) e esse valor representa apenas 38% de penetração no mercado, conseguiu vislumbrar a oportunidade? Corram para o oriente. 

2. É a hora do Mobile.

A verdade é simples, o mercado da computação e telecomunicação móvel não para de crescer. Segundo o relatório, os EUA vê 31% de crescimento ano-a-ano desta área, e novamente oportunidades se mostram em mercados que têm baixa penetração como a Índia, a China e a Rússia. 

O problema do mercado mobile continua sendo o mesmo, encontrar um modelo de monetização através do celular, é preciso assumir que as soluções de sucesso são ínfimas comparados com outros nichos de mercado, o e-commerce móvel, por exemplo, representa bem menos de 10% do comércio eletrônico em geral, ou seja, é uma área promissora, mas também com bastante desafios. 

3. O Android das massas.

Quando o Android surgiu no mercado poucas pessoas davam alguma coisa para ele - me lembro que a maioria que apostava no SO móvel eram pessoas familiarizadas com tecnologia open source -, mas o simpático robozinho verde conquistou o seu espaço.

Não dá pra negar, o Android cativou desenvolvedores, aguçou a preocupação com o design e usabilidade das aplicações, e, com isso, conquistou mais clientes. As vendas de celulares com Android crescem quatro vezes mais rápido do que as vendas do iPhone.

Porém, apesar de todo o crescimento, o Android ainda não conseguiu representar mais lucro do que um produto da Apple, que faz dinheiro porque ela controla o seu próprio ecossistema, uma espécie de fechadura que prende os clientes a sua plataforma de hardware altamente rentável.

O Android está na mão da maioria das pessoas, mas se você quiser alcançá-las será necessário oferecer algo que elas realmente queiram e gerenciar as transações de uma forma eficiente e eficaz, aceita o desafio?
http://www.cidadeinternet.com.br/tecnologia/zoom/3-tendencias-tecnologicas-para-empreendedores/
 

Khan Academy: tecnologia e alternativas para educação

Khan Acadmy é um projeto que nasceu por acaso. Khan, um analista de fundos de investimentos, ensinava alguns fundamentos de matemática para seus primos. Certo dia, ele teve a ideia de gravar vídeos explicativos pelo youtube, para que seus primos vessem. A ideia deu certo. Muito mais certo do que Khan esperava. Aos poucos, pessoas de todo o mundo passaram a ver seus vídeos, e responder muito bem. Os vídeos simplesmente estavam lá, disponíveis de graça no youtube. O autor começou a receber mensagens de elogios, inclusive de professores, que passaram a utilizar seus vídeos em sala de aula de uma maneira muito interessante: eles passavam os vídeos como lição de casa. Os alunos assistem no conforto de seus lares, podendo rever passagens que não entendiam. Na aula, o professor utilizava seu tempo com os alunos para trabalhar atividades, a partir dos conteúdos já vistos. O padrão tradicional de aula é invertido.
Algumas pessoas consideram que esta prática não altera nosso modelo de educação baseado em conteúdos. No entanto, os conteúdos são uma exigência do MEC, e como trabalharemos as atividades e proporemos reflexões sobre a realidade sem eles? Precisamos de um modelo que não seja apenas conteudista, baseado naquele modelo onde o professor discursa para uma sala ampla, e os alunos vazios devem armazenar informação. Não. Precisamos associar os conteúdos à realidade dos alunos. Assim ele se tornará conhecimento, de maneira que propicie a compreensão do mundo em que vive.
Avançando nessa ideia, a Khan Academy, além de disponibilizar diversos vídeos sobre matemática, química, física, e biologia em diversas línguas – inclusive em português – também criou uma plataforma virtual que pode ser acessada pelo aluno de qualquer computador. Lá, ele tem o conteúdo teórico e exercícios de fixação. A plataforma gera quantos exercícios forem necessários, até que o aluno vença todos os desafios do módulo em que está. Conforme ele completa um módulo, pode avançar para o seguinte, e assim por diante. Isso tudo em casa. Ao professor, cabe a tarefa de realizar atividades em sala de aula que envolva os conteúdos vistos em casa. O professor também recebe relatórios com o desempenho dos alunos nos diferentes módulos, para auxiliá-los em momentos de dificuldade.
Essa pode ser uma boa alternativa para pensar a integração entre educação e tecnologia na sala de aula, atualizando o papel do professor não como transmissor de informação, mas como facilitador da aprendizagem.

Conheça o projeto em inglês: http://www.khanacademy.org/
Conheça o projeto traduzido para o português: http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/

http://conexaodidatica.org/2012/06/13/khan-academy-tecnologia-e-alternativas-para-educacao/

terça-feira, 19 de junho de 2012

Dream dream



ORAÇÃO DIÁRIA DO GUARDIÃO

Uma chama é ativa
Uma chama é vital
Uma chama é eterna.
EU SOU uma chama divina de amor radiante
Que emana do Coração de Deus
No Grande Sol Central,
E desce do Mestre da Vida!
O meu ser transborda agora
Com a suma consciência divina
E a percepção solar
Dos bem-amados Helios e Vesta.
Peregrino na Terra,
Avanço cada dia pelo caminho
Da vitória dos Mestres Ascensos
Que me conduz à liberdade eterna
Pelo poder do fogo sagrado
Hoje e sempre,
Manifestando-se continuamente
Nos meus pensamentos, sentimentos e percepções,
Transcendendo e transmutando
Todos os elementos terrenos
Nos meus quatro corpos inferiores
E libertando-me, pelo poder do fogo sagrado,
Desses focos de energia corrompida presentes
no meu ser.
EU SOU libertado neste instante de tudo
o que escraviza
Pelas correntes da chama divina
Do próprio fogo sagrado,
Cujo efeito ascendente faz de mim
Deus em manifestação,
Deus em ação,
Por ele guiado
E um só com a Sua consciência!
EU SOU uma chama ativa!
EU SOU uma chama vital!
EU SOU uma chama eterna!
EU SOU uma centelha de fogo em expressão
Originada no Sol Central
Que faz vir até mim agora todos os raios
De divina energia de que necessito
Impermeáveis à corrupção humana
E que me inunda de luz
E da divina iluminação de mil sóis
Para que ela exerça o seu domínio e seja
a suprema autoridade
Onde quer que eu esteja!
Onde eu estou, está Deus também.
Para sempre EU SOU um com Ele,
Intensificando a minha luz
Com o sorriso do Seu esplendor,
A plenitude do Seu amor,
A onisciência da Sua sabedoria
E o poder da Sua vida eterna,
Que espontaneamente me eleva
Nas asas vitoriosas da Ascensão,
Que me farão regressar ao Coração
Do qual eu desci, na verdade,
Para cumprir a Sua vontade
E a todos manifestar a vida abundante!
http://chama-rubi.blogspot.com.br/2011/12/oracao-diaria-do-guardiao.html
 
 
Dos nossos planos é que tenho mais saudade.
Quando olhávamos juntos na mesma direção,
aonde está você agora, alem de aqui, dentro de mim…
Agimos certo sem querer foi só o tempo que errou,
vai ser difícil sem você, porque você esta comigo o tempo todo
e quando vejo o mar, existe algo que diz,
que a vida continua e se entregar é uma bobagem…
Já que você não está aqui o que posso fazer é cuidar de mim,
quero ser feliz ao menos, lembra que o plano era ficarmos bem.

[Legião Urbana]
 
“ Um dia a gente aprende a conviver com uns e a sobreviver sem outros."

Caio Fernando Abreu


E de repente a vida te vira do avesso, e você descobre que o avesso, é o seu lado certo.
Caio Fernando Abreu
Quaisquer que sejam os pensamentos, crenças, opiniões, teorias ou dogmas que você grave em seu subconsciente, você os experimentará como a manifestação objetiva de circunstâncias, condições ou acontecimentos. O que você grava no seu interior, experimentará no exterior.
A sua vida possui duas partes, a objetiva e a subjetiva, a visível e a invisível, o pensamentos e sua manifestação. 
Seu pensamento é recebido pelo cérebro, que é o órgão da sua mente consciente racional. Quando sua mente consciente ou objetiva aceita o pensamento integralmente, ele é enviado para o plexo solar, chamado o cérebro da sua mente, onde se transforma em parte integrante de você e se torna manifesto em sua experiência.
Como já foi destacado antes, o subconsciente não pode argumentar. Age unicamente de acordo com o que você indica. Aceita o seu veredicto ou as conclusões da sua mente consciente como definitivas. Esta é a razão pela qual você está sempre escrevendo no Livro da Vida, porque os seus pensamentos se transformam em experiências... " O homem é aquilo que pensa no decorrer do dia..." 

Joseph Murphy
(O Poder do Subconsciente)

Falta de inovação ameaça a sobrevivência da indústria brasileira, alerta Conferência da Anpei


Este foi o principal alerta apontado pela “Carta de Joinville”, documento resultante dos três dias de debates realizados durante a 12ª Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, encerrada nesta quarta-feira (13), em Joinville (SC). O evento, promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), que recomenda uma política econômica orientada para a inovação, reuniu cerca de 1.900 participantes.
Em função desse quadro, a associação acompanha com preocupação a redução nos investimentos do governo federal em inovação. A entidade lembra que só neste ano, o corte chegou a 22%, o que representa uma diminuição de R$ 1,5 bilhão nos aportes voltados à inovação. Na “Carta de Joinville”, outro ponto destacado é que “a falta de um ambiente legal previsível reforça a necessidade de continuar construindo um contexto favorável à inovação tecnológica e com recursos previsíveis e regulares”.
Para a direção da Anpei, apesar da inserção da economia do País num ambiente globalizado, há ainda um despreparo geral dos agentes envolvidos com a produção que se reflete no valor reduzido da exportação de produtos intensivos em tecnologia frente às importações. No entender dos participantes da 12ª Conferência Anpei, essa realidade de mercado tende a ser agravada por uma mudança estrutural e conjuntural da economia mundial que resultou em redução do ritmo de crescimento que não se prenuncia passageira.
A necessidade de priorizar o investimento em inovação ganha maior relevância, quando se entende que as mudanças que afetam a economia mundial resultam de uma transição para uma nova realidade global, com novos e profundos contornos. Tal transição, no entender da Anpei, também não é passageira. A entidade considera fundamental que parte das riquezas gerada pela exploração do pré-sal seja revertida diretamente para ciência, tecnologia e inovação. “É imprescindível garantir mecanismos de fomento ao P&D na regulamentação dos contratos de partilha (royalties e cláusulas de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação), inclusive prevendo o estímulo direto às empresas inovadoras”.
Apesar dos sinais preocupantes, o documento concluído na Conferência Anpei também constata pontos positivos. Lembra, por exemplo, que em função da redução de juros, há uma maior disponibilidade de capital para investimento em inovação. “Esse novo cenário deve ser entendido e monitorado pelos gestores de inovação das empresas”, diz o documento.
Na apresentação de casos de sucesso no evento, ficou nítida também a mudança no estágio de capacitação técnica da indústria nacional. Não se trata mais de inovações em produtos, mas em novas plataformas que dão origem a diversos produtos, há a prática de logística reversa e conservação de energia, além da internacionalização dos centros de pesquisas brasileiros, confirmados pelos dados da OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
O documento registra ainda outros resultados positivos decorrentes de programas estruturantes como o dos motores flex e do pré-sal. Também o tema da biodiversidade ganhou especial visibilidade em função da realização da Rio+20. A “Carta de Joinville” sustenta que, em muitos aspectos, “a biodiversidade assemelha-se ao pré-sal, sendo, além de tudo, perene se utilizada de forma sustentável”.
Por fim, o documento enfatiza que o esforço de inovação “terá de ser no sentido de estimular o investimento, particularmente o voltado a P&D. Temos de garantir uma evolução mais rápida e significativa da inovação no Brasil. Não apenas porque queremos que essa agenda avance, mas porque ela é essencial para o futuro do nosso País”.
Confira a íntegra da Carta de Joinville no link: http://www.anpei.org.br/download/carta_de_joinville.pdf.
(Ascom da Anpei)
Conteúdo relacionado:
  1. Empresários reforçam repúdio ao corte de recursos em CT&I no País
  2. Brasil quer atrair centros mundiais de pesquisa e desenvolvimento
  3. Terrível: a indústria da computação está derretendo! nos USA
  4. Negócios bilionários – a nova bolha da informática
  5. Verba privada para inovação precisa aumentar cinco vezes
    http://palazzo.pro.br/wordpress/2012/06/3040/

Livro escrito pela internet chega ao Brasil

Chegará em breve ao Brasil a trilogia de livros "Cinquenta Tons de Cinza" ("Fifty Shades", no original) que há 14 semanas está no topo da lista de mais vendidos do jornal The New York Times.

Segundo a Folha de S. Paulo, a obra ganhou sucesso após a autora Erika Leonard começar a acessar sites amadores para escrever "fancfiction" - gênero em que se cria tramas alternativas para personagens já existentes.

Leonard, que agora assina  E.L. James, usava os personagens Bella e Edward da série "Crepúsculo" escrevendo cenas eróticas entre os vampiros, o que não existe na história original. Em seguida, a dona de casa mudou os nomes para Christian e Anastasia.

No total, já são 13 milhões de cópias vendidas da trilogia. Para a versão brasileira foram investidos 780 mil dólares pelo direito de lançamento no Brasil.
http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/livros/50775/livro+escrito+pela+internet+chega+ao+brasil

segunda-feira, 18 de junho de 2012



A perfeição não existe, na realidade,
apenas nos projectos que para ela concorrem,
projectos que ficam, morrem,
mas que são tudo menos verdade.


A minha perfeição está na simplicidade
do rio que corre,
na humildade
daquele pobre,
na ingenuidade
do sorriso de uma criança,
na ansiedade
com que o teu olhar me alcança.

A perfeição está no que me faz e deixa feliz,
em tudo o que é genuíno e autêntico.
A perfeição está nos pequenos gestos
de dádiva e gratidão,
num abraço sentido, 
num sorriso autêntico,
nos momentos de emoção.

E quando me limpas as lágrimas,
quando me ofereces o teu ombro,
ouves as minhas mágoas,
escutas o meu coração,
…é pura perfeição!
Celia Gil



 
 
Quem disse que eu tenho de ser perfeito?

Quem quer crescer precisa entender que só o consegue quem decide e planeja seu crescimento.

Quem caminha e fica estacionado apenas na "planície" e não entende que a vida é uma "montanha a ser escalada", pouco avança. O ideal é que sejamos capazes de planejar palavras, ações e tarefas como quem quer chegar bem alto e, sinceramente, atingir a perfeição, que não é um lugar, mas um caminho que a gente escolhe fazer.

Os santos foram santos não porque fizeram muito, mas porque decidiram ser perfeitos nas coisas mais simples; às vezes, em uma única coisa.
É por isso que, em tudo, hoje, em cada coisa ou em uma em especial você pode ser muito melhor!


http://cancaonova.com/cnova/ministerio/temp/mensagem.php

Lançamentos da Editora Martin Claret para esse mês de Junho na Coleção A Obra-Prima de Cada Autor ...


Kama Sutra
Autor: Vatsyayana
ISBN: 9788572328616

Sinopse: Escrito para a nobreza da Índia por Vatsyayana, estudante celibatário que viveu em Pataliputra, o Kama Sutra faz parte da literatura religiosa hindu. Apesar do caráter erótico e com foco no prazer, seus ensinamentos pregam, em primeiro lugar, a elevação espiritual do homem. Kama significa amor, prazer e satisfação. O termo é um dos pilares da religião hindu, em conjunto com o Dharma e o Artha (o mérito religioso e a aquisição de riquezas, respectivamente). A obra foi composta nos séculos I e II da nossa era e proclama a arte indiana do amor. O mundo ocidental conheceu o Kama Sutra por meio da clássica tradução de Sir Richard Francis Burton e Foster Arbuthnot. Atemporal, Kama Sutra é o maior clássico indiano sobre a arte do amor.

A Viuvinha / Encarnação
Autor: José de Alencar
ISBN: 9788572324571

Sinopse: José de Alencar é um dos maiores representantes da ficção romântica nacional e um dos fundadores de uma literatura brasileira autônoma de Portugal.
Em seus romances urbanos A Viuvinha (1860) e Encarnação (1893), Alencar presenteia o leitor com histórias de amor, paixões, ciúmes, heróis e heroínas, apresentando os costumes, comportamentos e interesses da sociedade carioca na época do Segundo Império. Caracterizados pelos preceitos medievais de revelação e conversão cristãs, e de amor e honra heroicos, os romances deste volume possuem importantes valores do Romantismo universal: o culto ao eu, o idealismo, o pessimismo e a melancolia.


Brás, Bexiga e Barra Funda
Autor: Antônio de Alcântara Machado
ISBN: 9788572323635
Sinopse: O paulistano Antonio de Alcântara Machado se destacou no movimento modernista quando publicou sua série de contos reunidos no livro Brás, Bexiga e Barra Funda (1927). Seus contos são muito elogiados pela crítica e retratam com humor e exatidão a vida na São Paulo da década de 1920. Brás, Bexiga e Barra Funda é composta por 11 contos que nasceram da experiência do autor como jornalista e são recheados do linguajar típico das notícias. Os três bairros paulistanos que dão nome ao livro retratam a influência e a integração dos imigrantes italianos na cidade de São Paulo. Esta edição reúne também os 12 contos de Laranja da China (1928). Fruto de uma paródia do Hino Nacional muito popular na época de Alcântara Machado, “Laranja da China” é uma expressão que dá o tom humorístico e nacionalista aos contos, todos eles pincelados de humor e linguagem coloquial. 


Elogio da Loucura
Autor: Erasmo de Rotterdam
ISBN: 9788572327541
Sinopse: Escrito em 1509 e publicado em 1511, Elogio da loucura é considerado um dos mais importantes livros da civilização ocidental e um grande influenciador da Reforma Protestante. Neste ensaio singular, repleto de alusões clássicas, escritas no estilo típico dos humanistas do Renascimento – em que a loucura é a narradora que ao longo do texto vai mostrando o quanto está presente no mundo dos homens e que, no fundo, é quem torna a vida mais branda e suportável –, Erasmo critica o ensino da Escolástica, os falsos sábios distanciados da vida simples, a suntuosidade do alto clero em contraste com os ensinamentos de Cristo, a hipocrisia das instituições humanas e as guerras. Uma das grandes obras do Renascimento, Elogio da loucura influenciou o processo das profundas transformações que marcaram o fim da Idade Média e início da Idade Moderna.


Mahatma Gandhi
Autor: Huberto Rohden
ISBN: 9788572321129

Sinopse: Mahatma Gandhi (1958), escrito pelo filósofo e educador Huberto Rohden, é um marco importantíssimo na cultura brasileira. Rohden foi um dos primeiros a trazer para o Brasil a biografia espiritual do imortal líder, místico e político indiano. Gandhi é um fenômeno de incrível força cósmica. Sua mensagem de não violência é a mais revolucionária estratégia social, política e religiosa dos nossos tempos. A obra, fartamente ilustrada, contém uma série de fatos interessantes, descrevendo a trajetória de Gandhi: seus estudos, sua vida pessoal, suas ações como líder do movimento de independência da Índia, sua vida espiritual e sua influência para a humanidade.


Leviatã
Autor: Thomas Hobbes
ISBN: 9788572327626

Sinopse: Leviatã (1651) é a mais importante criação de Thomas Hobbes e considerada por muitos sua obra-prima. A filosofia de Hobbes, especialmente sua teoria a respeito da origem contratual do Estado, exerceu profunda influência no pensamento de Rousseau, Kant e dos enciclopedistas. Além disso, contribuiu para preparar, no plano ideológico, o advento da Revolução Francesa. Partidário do absolutismo político, defende-o sem recorrer à noção do “direito divino”. Segundo o filósofo, a primeira lei natural do homem é a da autopreservação, que o induz a impor-se sobre os demais – “guerra de todos contra todos”. Leviatã é, sem dúvida, leitura obrigatória para os interessados em filosofia.


Fábulas de La Fontaine
Autor: Jean de La Fontaine
ISBN: 9788572328630
Sinopse: Considerado o pai da fábula moderna, La Fontaine tornou-se conhecido internacionalmente com suas criações inspiradas na tradição clássica e oriental. Fábulas é sua obra mais famosa. Escrita em versos, com uma linguagem simples e atraente que conquista imediatamente seus leitores, inclui histórias mundialmente conhecidas, como A cigarra e a formiga, O corvo e a raposa e A lebre e a tartaruga.  La Fontaine trata de temas universais, como a vaidade, a estupidez e o vício humanos, retratados por meio dos animais. Segundo ele, sua obra “é uma pintura em que podemos encontrar nosso próprio retrato”. Esta edição é uma antologia de suas mais importantes composições, traduzidas por célebres escritores brasileiros e portugueses, com ilustrações de Grandville.


O Príncipe e o Mendigo
Autor: Mark Twain
ISBN: 9788572328579
Sinopse: Mark Twain é considerado um dos maiores escritores norte-americanos. Durante sua vida, foi uma testemunha ocular da história de seu país, assistindo às muitas mudanças que a jovem nação enfrentava. Em meio a conflitos internos, ao crescimento da população, à escravidão e à expansão da indústria, Twain retratou a realidade dos Estados Unidos de forma abrangente – seja com uma prosa leve ou com ácidas críticas sociais. O Príncipe e o Mendigo (1880) narra as aventuras de dois meninos fisicamente idênticos, que ao trocarem de lugar enfrentam realidades totalmente diferentes. Voltado ao público infantil, mescla, com qualidade, uma narrativa leve e juvenil com uma crítica à exploração das classes pobres.  


As Aventuras de Pinóquio
Autor: Carlo Collodi
ISBN: 9788572328623

Sinopse: “Não era madeira nobre, mas um simples pedaço de lenha, desses que, no inverno, metem-se nos fogões e nas lareiras para acender o fogo e aquecer a casa.” Essa é a origem de Pinóquio, até que Mestre Cereja o descobre e faz dele um boneco de madeira. Mas Pinóquio não fica exatamente satisfeito, quer ser um menino. Mas à parte a história que todos conhecem, visto que imortalizada pelos estúdios Disney, a versão original de Pinóquio é muito diferente. Recheada de um humor tipicamente italiano e de ironia mordaz, a história de Carlo Collodi retrata a dureza e crueldade da vida. Pinóquio passa uma série de dificuldades para aprender a ser um bom menino. Sua vaidade, sua ingenuidade e seu egoísmo são postos em xeque para que ele possa efetivamente transformar-se. Pinóquio é um clássico de todos os tempos, no qual magia, humor e fantasia se misturam e encantam todos os tipos de leitores. 


O Cão dos Baskerville
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
ISBN: 9788572328609

Sinopse: O detetive Sherlock Holmes e seu fiel amigo dr. Watson retornam em mais uma série de mistérios, assassinatos, pistas e perseguições em O cão dos Baskerville. Considerada uma das melhores aventuras do detetive, a obra foi originalmente impressa em partes, publicadas pela revista Strand Magazine de agosto de 1901 a abril de 1902, quando, no mesmo ano, foi lançada em formato de livro. O mistério a ser solucionado envolve a morte de Sir Charles Baskerville e um cão fantasmagórico que aterroriza os moradores da mansão Baskerville Hall. O cão dos Baskerville possui uma história eletrizante que se tornou um clássico da literatura policial e promete prender a atenção do leitor a cada virada de página.
fonte: http://www.5dasartes.com.br

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *