quinta-feira, 7 de junho de 2012

Dalton Trevisan vence prémio Machado de Assis


Escritor distinguido com a maior distinção da literatura brasileira, depois de ter sido galardoado com o Prémio Camões

O escritor brasileiro Dalton Trevisan, galardoado com o Prémio Camões deste ano, acaba de ser anunciado como o vencedor do prémio de literatura Machado de Assis 2011, atribuído esta quarta-feira pela Academia Brasileira de Letras (ABL).

A ABL justificou a escolha ao apontar Trevisan como um dos mais importantes narradores da ficção brasileira contemporânea, «portador de linguagem predominantemente interiorizante, porém sensível às movimentações sociais», cita a Lusa.

O prémio Machado de Assis 2011 é o mais importante galardão atribuído pela Academia Brasileira de Letras e será entregue em julho deste ano, altura em que a instituição celebrará 115 anos.

Ainda não se sabe, no entanto, se o autor sairá de sua casa para receber a distinção.

Conhecido pela sua fama de recluso e avesso à imprensa, Trevisan recebeu a alcunha de «vampiro de Curitiba», em referência à cidade em que nasceu e vive ainda hoje. É esse também o título de um de seus livros mais conhecidos, lançado em 1965.

Em carta de agradecimento ao Governo português, recebida esta semana, Trevisan, de 86 anos, informou que não irá receber o prémio Camões, invocando a idade.

«Os muitos anos, ai de mim, já me impedem, de receber pessoalmente o prémio», escreveu o escritor brasileiro em carta enviada por fax à Secretaria de Estado da Cultura de Portugal.
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/dalton-trevisan-premio-machado-de-assis-academia-de-artes-do-brasil-premio-camoes-tvi24/1353583-4073.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *