quarta-feira, 20 de junho de 2012

3 tendências tecnológicas para empreendedores



3 tendências tecnológicas para empreendedores
foto/Laffy4k
Mary Meeker, foi uma analista de ações de tecnologia e hoje é sócia do representativa empresa de venture capital Kleiner Perkins Caufield Byers. Anualmente Meeker produz uma avaliação de tendências para a indústria de tecnologia, e acreditem, a indústria a escuta. 

Seu mais recente relatório apresentado em 31 de Maio destaca diversas tendências e números de incentivos capazes de deixar qualquer empreendedor de olhos bem abertos, afinal, a primeira parte de um empreendimento é vislumbrar uma oportunidade, uma demanda.

Dentre todos os dados e insights, iremos falar sobre 3, mas claro que desde já indicamos o download do Internet Trends aqui

1. Corram para as colinas.

Se acalme, o mundo não está acabando, mas este meme, que ficou muito famoso justamente pelos boatos de um fim do mundo em 2012 serve para ilustrar o cenário do mercado para empresas que utilizam a internet como canal de venda.  Segundo o relatório de Meeker, o ocidente está perto de uma saturação, só nos EUA, por exemplo, 79% da população tem acesso e usa a Internet, ou seja, o mercado tem poucas chances e uma fatia pequena para expansão e projeções de negócios. 

Isso não quer dizer que o mercado online ocidental não tenha valor, mas se estamos falado de empreendedorismo estamos automaticamente falando de desbravadores, e nesse quesito o oriente é um mercado promissor. Meeker sugere a Ásia, particularmente a China, um país com cerca de 513 milhões de usuários de Internet (mais do dobro dos 245 milhões dos EUA) e esse valor representa apenas 38% de penetração no mercado, conseguiu vislumbrar a oportunidade? Corram para o oriente. 

2. É a hora do Mobile.

A verdade é simples, o mercado da computação e telecomunicação móvel não para de crescer. Segundo o relatório, os EUA vê 31% de crescimento ano-a-ano desta área, e novamente oportunidades se mostram em mercados que têm baixa penetração como a Índia, a China e a Rússia. 

O problema do mercado mobile continua sendo o mesmo, encontrar um modelo de monetização através do celular, é preciso assumir que as soluções de sucesso são ínfimas comparados com outros nichos de mercado, o e-commerce móvel, por exemplo, representa bem menos de 10% do comércio eletrônico em geral, ou seja, é uma área promissora, mas também com bastante desafios. 

3. O Android das massas.

Quando o Android surgiu no mercado poucas pessoas davam alguma coisa para ele - me lembro que a maioria que apostava no SO móvel eram pessoas familiarizadas com tecnologia open source -, mas o simpático robozinho verde conquistou o seu espaço.

Não dá pra negar, o Android cativou desenvolvedores, aguçou a preocupação com o design e usabilidade das aplicações, e, com isso, conquistou mais clientes. As vendas de celulares com Android crescem quatro vezes mais rápido do que as vendas do iPhone.

Porém, apesar de todo o crescimento, o Android ainda não conseguiu representar mais lucro do que um produto da Apple, que faz dinheiro porque ela controla o seu próprio ecossistema, uma espécie de fechadura que prende os clientes a sua plataforma de hardware altamente rentável.

O Android está na mão da maioria das pessoas, mas se você quiser alcançá-las será necessário oferecer algo que elas realmente queiram e gerenciar as transações de uma forma eficiente e eficaz, aceita o desafio?
http://www.cidadeinternet.com.br/tecnologia/zoom/3-tendencias-tecnologicas-para-empreendedores/
 

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