quarta-feira, 20 de junho de 2012

Khan Academy: tecnologia e alternativas para educação

Khan Acadmy é um projeto que nasceu por acaso. Khan, um analista de fundos de investimentos, ensinava alguns fundamentos de matemática para seus primos. Certo dia, ele teve a ideia de gravar vídeos explicativos pelo youtube, para que seus primos vessem. A ideia deu certo. Muito mais certo do que Khan esperava. Aos poucos, pessoas de todo o mundo passaram a ver seus vídeos, e responder muito bem. Os vídeos simplesmente estavam lá, disponíveis de graça no youtube. O autor começou a receber mensagens de elogios, inclusive de professores, que passaram a utilizar seus vídeos em sala de aula de uma maneira muito interessante: eles passavam os vídeos como lição de casa. Os alunos assistem no conforto de seus lares, podendo rever passagens que não entendiam. Na aula, o professor utilizava seu tempo com os alunos para trabalhar atividades, a partir dos conteúdos já vistos. O padrão tradicional de aula é invertido.
Algumas pessoas consideram que esta prática não altera nosso modelo de educação baseado em conteúdos. No entanto, os conteúdos são uma exigência do MEC, e como trabalharemos as atividades e proporemos reflexões sobre a realidade sem eles? Precisamos de um modelo que não seja apenas conteudista, baseado naquele modelo onde o professor discursa para uma sala ampla, e os alunos vazios devem armazenar informação. Não. Precisamos associar os conteúdos à realidade dos alunos. Assim ele se tornará conhecimento, de maneira que propicie a compreensão do mundo em que vive.
Avançando nessa ideia, a Khan Academy, além de disponibilizar diversos vídeos sobre matemática, química, física, e biologia em diversas línguas – inclusive em português – também criou uma plataforma virtual que pode ser acessada pelo aluno de qualquer computador. Lá, ele tem o conteúdo teórico e exercícios de fixação. A plataforma gera quantos exercícios forem necessários, até que o aluno vença todos os desafios do módulo em que está. Conforme ele completa um módulo, pode avançar para o seguinte, e assim por diante. Isso tudo em casa. Ao professor, cabe a tarefa de realizar atividades em sala de aula que envolva os conteúdos vistos em casa. O professor também recebe relatórios com o desempenho dos alunos nos diferentes módulos, para auxiliá-los em momentos de dificuldade.
Essa pode ser uma boa alternativa para pensar a integração entre educação e tecnologia na sala de aula, atualizando o papel do professor não como transmissor de informação, mas como facilitador da aprendizagem.

Conheça o projeto em inglês: http://www.khanacademy.org/
Conheça o projeto traduzido para o português: http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/

http://conexaodidatica.org/2012/06/13/khan-academy-tecnologia-e-alternativas-para-educacao/

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