quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Empreendedorismo nas escolas


Nunca no Brasil se viveu uma oportunidade como agora para o ensino do empreendedorismo nas escolas. Esse fato se deve principalmente a dois fatores: Primeiro: A falta de mão de obra qualificada dos jovens em todas as regiões do País. Segundo: O envolvimento dos jovens no empreendedorismo.


Educação e empreendedorismo – Estratégia para o desenvolvimento e inovação
Nunca no Brasil se viveu uma oportunidade como agora para o ensino do empreendedorismo nas escolas. Esse fato se deve principalmente a dois fatores:
Primeiro: A falta de mão de obra qualificada dos jovens em todas as regiões do País – Com o grande aumento da competitividade mundial, estamos necessitando essencialmente de mão de obra qualificada para manter esse crescimento em todos os setores da economia. Em algumas regiões, estima-se que 56% das ofertas de emprego não são ocupadas devido a tal escassez de qualificação dos candidatos.
Segundo: O envolvimento dos jovens no empreendedorismo - Dados da GEM (Global Entrepreneurship Monitor) mostra que cerca de 12% dos jovens de 17 a 24 anos estão abrindo seu próprio negocio, ou estão envolvidos na abertura de algum empreendimento.
Investir em inovação, esse é o elemento essencial para aumentar a produtividade. E inovação está diretamente ligada ao empreendedorismo.
Diante desse cenário, precisamos disseminar a cultura do empreendedorismo aos jovens estudantes, principalmente do ensino médio. Ao se inserir no mundo do empreendedorismo, os alunos terão a oportunidade de ter uma visão mais clara e abrangente não só do mundo dos negócios, mas também das necessidades de inovação dentro das organizações.
A pedagogia empreendedora desenvolve as condições para o entendimento e desenvolvimento do próprio ser (auto-estima, autoconhecimento, autonomia, protagonismo, sistema de valores, diferenciação, criatividade, energia, capacidade de análise, capacidade de lidar com o risco), desenvolve as habilidades e competências para entender e lidar com fenômenos ambientais. Portanto, a estratégia pedagógica não está destinada exclusivamente a preparar os alunos para criar uma empresa. A metodologia identifica o empreendedorismo como uma forma de ser, mais do que uma forma de fazer. Irá desenvolver o potencial dos alunos para serem empreendedores em qualquer atividade que escolher.
Fomentar a cultura empreendedora é promover a competitividade sustentável e o crescimento da economia. Um dos diferenciais do processo educativo é o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, como a busca de novos conhecimentos e atitudes. Estas características, podem e devem ser desenvolvidas, por isso a Conceito Consultoria apresenta o curso - Sou Aluno, sou Empreendedor, um curso pioneiro em nossa região,
O objetivo é apresentar as relações entre formação escolar e empreendedora e seus pontos de complementaridade
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http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=modelo-brasileiro-gestao-internet-adotado-nivel-mundial&id=010175121114 

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