terça-feira, 27 de novembro de 2012

Novo livro de Stephen King prende leitor a cada página

Junte uma cidade pequena nos Estados Unidos, um pouco de terror, um pouco de ficção e muita pressão psicológica.
É disso que é feito o livro Sob a Redoma, do mestre do terror Stephen King,lançado recentemente pela editora Suma de Letras no Brasil.
Com pouco mais de 900 páginas, o livro conta a história dos habitantes da pequena cidade de Chester’s Mill, no Maine. O livro segue o esquema de boa parte dos contos de Stephen King: todo mundo está vivendo sua vidinha pacata, quando inexplicavelmente alguma coisa acontece para mudar a rotina de todas as pessoas. Nesse caso, uma espécie de campo de força surge em volta da cidade, isolando a população do resto do mundo.
Para quem não está acostumado com as histórias de King, como em O Nevoeiro ou a maioria dos contos do livro Sombras da Noite, é bom não esperar que motivo de um campo de força,ou redoma, ter aparecido do nada em volta da cidade seja explicado rapidamente.
De qualquer forma, não é nisso que o livro está centrado, mas sim em como as pessoas “presas” na cidade vão lidar com o estranho fenômeno.
E Stephen King faz isso deforma fenomenal, preferindo trabalhar profundamente no psicológico das personagens,como Dale Barbara, chapeiro do bar/restaurante da cidade e veterano de guerra, que é reintegrado ao serviço militar como coronel para controlar a cidade no momento de crise, e seu antagonista Big Jim Rennie, uma caricatura perfeita do vereador ganancioso e fanático religioso de cidade pequena que quer tomar conta de tudo a qualquer preço.
À parte a história em si, Stephen King soube como prender o leitor em cada página. Ao contrário de muitos livros com capítulos longos, Sob a Redoma tem capítulos com descrições bem detalhadas mas ao mesmo tempo curtos, não obrigando ninguém a ler 35 páginas para acabar o capítulo para poder e ir dormir sem perder o fio da meada. Quando a história começa a ficar desinteressante, surge alguma coisa para levantar o ânimo do leitor novamente.
Provavelmente, o que mais vai incomodar os futuros leitores é o preço salgado da obra, de quase R$ 80, além do peso do calhamaço.
Apesar da encadernação de qualidade e quase impecável revisão ortográfica, há livros (vide A Tormenta das Espadas) com o número de páginas aproximado ao de Sob a Redoma com um preço mais razoável. Quem estiver disposto a pagar o preço exigido, no entanto, pode ficar seguro de que não vai se arrepender.
(Indicado por Rodson Baldan, redator do R7)
http://entretenimento.r7.com/blogs/r7-cultura/2012/11/27/sob-a-redoma-stephen-king-literatura-r7/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *