segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Livros contam histórias das canções de Chico Buarque e Tom Jobim

No box, além de explicações sobre o contexto histórico e pessoal de cada música e histórias de suas principais parcerias, conhecemos um pouco mais sobre outros grandes artistas



Por Redação, Administradores.com

Os livros "Histórias de Canções – Chico Buarque", de Wagner Homem, e "Histórias de canções – Tom Jobim", este em parceria com Luiz Roberto Oliveira, serão parceiros em um único box de luxo, lançado pela editora LeYa. O escritor Wagner Homem, que é responsável pelo site de Chico Buarque, se vale do seu conhecimento para nos contar, com detalhes, episódios que explicam as canções dos músicos.
Nos livros, além de explicações sobre o contexto histórico e pessoal de cada música e histórias de suas principais parcerias, conhecemos um pouco mais sobre grandes artistas como Vinícius de Moraes, Gilberto Gil, Caetano Veloso, João Gilberto, Elis Regina, Toquinho entre outros grandes nomes que marcaram a música brasileira.
box
(imagem: divulgação/LeYa)

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nasceu no bairro da Tijuca, em 1927. Poderia ter sido arquiteto, mas a paixão pelo piano mudou o rumo de sua vida e consequentemente a história da MPB. Chico nasceu bem depois, em 1944, e com 9 anos já sabia – ou imaginava – o que poderia ser no futuro: em recado à Vovó Heloísa, quando saía do Brasil para morar com a família na Itália, disse "Olhe, vozinha, não se esqueça de mim. Se quando eu chegar aqui você já estiver no céu, lá mesmo veja eu ser um cantor de rádio". E acabou sendo muito mais que isso.
O box conta 'causos' inesquecíveis, como o da música "Garota de Ipanema", que foi composta para um musical de Vinícius que se chamaria Blimp. Ao contrário do que se imagina, a canção brasileira mais executada no mundo não enriqueceu os compositores. Enquanto Chico, que em suas músicas demonstrava um forte vínculo com o período histórico do país e foi um dos porta-vozes contra a ditadura, nunca assumiu quem era sua musa para a música "Morena dos Olhos d'água", dava a deixa para suas irmãs que diziam que, ao terminar a composição, várias mulheres receberam uma ligação de Buarque, dizendo que elas haviam sido a fonte de sua inspiração. 
 
http://www.administradores.com.br/informe-se/entretenimento/livros-contam-historias-das-cancoes-de-chico-buarque-e-tom-jobim/68786/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *