segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Virada Cultural: 50 crianças passaram “Uma Noite na Biblioteca”

Pelo terceiro ano consecutivo, a Biblioteca Pública do Paraná possibilitou que cinquenta crianças, com idades entre 7 e 13 anos, passassem “Uma Noite na Biblioteca”. Com uma programação intensa, o projeto ocorreu durante a Virada Cultural, entre os dias 10 e 11 de novembro. As crianças chegaram à BPP às 17h do sábado, e enfrentaram uma maratona de atividades, indo dormir já perto da manhã do dia 11. Ao longo da noite, em cada seção da Biblioteca, uma atividade diferente foi realizada.

Logo na chegada, as crianças foram recebidas por um palhaço, que comandou diversas brincadeiras na Seção Infantil. Logo em seguida, o grupo Pré & Cia de Danças do Clube Curitibano apresentou o musical A noiva cadáver, uma adaptação do filme do cineasta inglês Tim Burton. A apresentação começou no Hall Térreo da Biblioteca e foi encenada em outros três ambientes do segundo andar do prédio. Quarenta crianças, mais os atores Dulce Furtado, Matheus Dal Togo, Vitório Scacinci e Heloísa Scacici participaram da apresentação. “Se apresentar em uma biblioteca como esta foi uma experiência fantástica para quem está acostumado com o palco. Acho que conseguimos fazer um espetáculo bastante interativo”, diz a diretora do grupo, Marlene Rodak.

Foto: Eve Saad.
X
Crianças foram recebidas com diversas brincadeiras.

Encerrada a apresentação de A noiva cadáver, as crianças foram levadas ao auditório Paul Garfunkel, onde o músico e compositor carioca Paulo Bi mostrou o repertório de seu mais recente CD, Cantando histórias. Intercalando canções e textos literários, Bi apostou na interação com a plateia. Circulou pelo auditório, conversou com os pequenos e os deixou brincar com os bonecos e adereços cênicos do show. “Sempre tive vontade de participar de uma Virada Cultural, e agora tive essa oportunidade. Um evento como esse, totalmente lúdico, vai ficar marcado para sempre na memória das crianças”, afirmou.

Foto: Eve Saad.
x
Grupo Pré & Cia de Dança apresentou o musical A noiva cadáver.

Da dramaturgia à capoeira

Em seguida, um grupo de estagiários da própria BPP encenou o esquete teatral 19 de dezembro. Concebido por Canisio Morch, chefe de pesquisa da Divisão de Documentação Paranaense, o texto conta um pouco da história do Paraná a partir do resgate do primeiro jornal publicado no Estado. “Acho que conseguimos levar um pouco mais de conhecimento para as crianças. A iniciativa do acantonamento é sensacional”, diz Morch.

Foto: Eve Saad.
x
Esquete teatral contou a trajetória do primeiro jornal paranaense, o Dezenove de Dezembro


Às 22h20, foi apresentada a esquete teatral O geógrafo e o pequeno Príncipe — concebida a partir de um fragmento do livro O pequeno príncipe, de Antoine Saint-Exupéry. Nesta proposta, o pequeno príncipe — interpretado por Ricardo da Rocha Leal Filho, de 14 anos — visita o planeta da geografia e se encontra com o geógrafo — representado por Rafael Wolff Lima, 20 anos. “Foi muito apropriado encenar esse esquete dentro da Biblioteca Pública do Paraná, até porque utilizamos mapas e atlas dentro da Seção de Geografia. O público conseguiu entender melhor o que os atores estavam dizendo, inclusive visualizando mapas. Isso amplia o repertório e os horizontes da plateia”, afirmou Amanda Leal, atriz e produtora.

Catorze integrantes da Associação de Capoeira Angola Dobrada (ACAD) entraram no hall térreo da BPP às 22h45 e permaneceram no espaço até às 23h30. Os cinquenta participantes do projeto “Uma Noite na Biblioteca” tiveram a oportunidade de conhecer essa expressão cultural e artística, e interagiram na roda de capoeira. “O público se interessou, demonstrando empatia. Para nós, participar da Virada e estar na Biblioteca Pública é uma honra”, disse Welington Marcio, contramestre da ACAD.

Foto: Eve Saad.
x
Apresentação de capoeira durante o projeto "Uma noite na Biblioteca".

O desjejum e o futuro

Gincanas, exposições, contação de histórias e outras atividades foram realizadas nesta terceira edição do projeto. A assessora técnica da direção da BPP, Vilma Gural Nascimento, avalia que a proposta foi bem-sucedida. “As crianças que participam do projeto passam a ver a Biblioteca Pública não apenas como um local onde se empresta livro, mas como um centro cultural. E, realmente, a BPP se consolida como um espaço fomentador de várias manifestações, da dramaturgia à música”, comentou Vilma, acrescentando que, como a Virada expandiu para todo o Estado, a ideia é que no próximo ano o projeto “Uma noite na Biblioteca” seja realizado em diversas bibliotecas do Paraná.

Depois das atividades, as 50 crianças dormiram nas salas da Biblioteca e, às 8 horas do dia 11, a BPP ofereceu café da manhã, inclusive para os pais das crianças e para os funcionários que trabalharam no evento. Os participantes receberam um kit, com livros infantojuvenis e edições do jornal Cândido.
 
http://www.bpp.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=185

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *